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Sessão de abertura do projeto BiblioEscola
área de conteúdos (não partilhada)Centro Escolar de Tamengos recebe sessão de abertura do projeto BiblioEscola
O Centro Escolar de Tamengos recebeu, esta quinta-feira, 16 de novembro, a sessão de abertura do projeto BiblioEscola para o presente ano letivo (2023/2024), dinamizado pelo Município de Anadia. A iniciativa tem como principal objetivo levar livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura, a todas as crianças que frequentem o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico em estabelecimentos do concelho.
O evento contou com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro da Educação, Jennifer Pereira, que sublinhou “a importância” do projeto para “a promoção de hábitos de leitura, através da palavra e das histórias”. Jennifer Pereira destacou ainda a novidade deste ano. “Além da cedência de livros, o projeto irá também ceder jogos de cariz lúdico-pedagógicos”, anunciou. Os jogos irão proporcionar o apoio a dificuldades de aprendizagem e estimulação cognitiva, bem como promover competências sociais, de avaliação psicológica e intervenção familiar. Pretende-se com este projeto apoiar a educação formal, tornar acessível a todas as crianças o livro e a informação, envolver a comunidade escolar num projeto social comum: promover o livro e a leitura, enquanto pilares fundamentais do desenvolvimento das literacias.
A sessão contou ainda com a leitura da obra “Não abras este livro”, por parte de uma técnica da Biblioteca Municipal de Anadia, interagindo assim com a plateia de alunos que responderam de forma muito positiva. A terminar, os alunos daquele estabelecimento de ensino protagonizaram dois momentos de animação, em forma de agradecimento.
Os responsáveis do Centro Escolar de Tamengos aproveitaram ainda o momento para proceder ao hastear da Bandeira Verde Eco-Escola. Recorde-se que esta escola foi uma das dez do concelho de Anadia distinguidas, recentemente, com este galardão atribuído pela ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que reconhece o trabalho desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino, no âmbito da sustentabilidade ambiental.