- Início
- Serviços
- Arquivo Municipal
- José Luciano de Castro
José Luciano de Castro
área de conteúdos (não partilhada)José Luciano de Castro nasceu em Oliveirinha (concelho de Aveiro) em 1834, mas foi em Anadia que casou e teve residência, tendo aqui falecido no dia 9 de Março de 1914. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, destacou-se como jurisconsulto, jornalista e político. Neste âmbito, foi repetidamente eleito deputado, chefiou o Partido Progressista e abraçou cargos ministeriais, sendo chamado a formar governo em três ocasiões.
Na esfera local, a sua família granjeou um enorme respeito e admiração, não só pelo papel desempenhado no desenvolvimento da estância termal da Curia e no surgimento da produção de espumantes na Bairrada, mas também, e principalmente, pelo apoio dado aos mais carenciados. Entre outras ações beneméritas, José Luciano de Castro foi o primeiro Irmão Fundador da Santa Casa da Misericórdia de Anadia e, após a sua morte, a viúva e as filhas promoveram a construção de um hospital-asilo a que deram o seu nome, designação que ainda hoje mantém.
"Especial dedicado a José Luciano de Castro: Região Bairradina de 19 de Março de 2014
Imagens da cerimónia de homenagem a José Luciano de Castro (9 de março de 2014)
-
JLC1
-
JLC2
-
JLC3
-
JLC4
-
JLC5
-
JLC6
Museu / Palacete José Luciano de Castro
Espaço museológico, da tutela da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, integrado no Palacete onde viveu José Luciano de Castro (1834-1914), chefe do partido progressista e notável estadista da monarquia liberal. O Palácio foi construído em 1860 pelo seu sogro, Alexandre Ferreira de Seabra (1818-1891), advogado e autor do primeiro Código do Processo Civil Português.
Horário: Segunda a sexta-feira: 09h00 -12h30 / 14h00 – 17h30
Entrada: Gratuita
Mais informações: aqui