- Início
- Serviços
- Educação
- Atividades / notícias
- Inauguração da Escola Básica de Mogofores
Inauguração da Escola Básica de Mogofores
área de conteúdos (não partilhada)SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO INAUGUROU ESCOLA BÁSICA DE MOGOFORES
Após o início do desconfinamento e o retomar das atividades letivas, a Secretária de Estado da Educação, Inês Ramires, acompanhada pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, visitou o concelho, tendo-se deslocado à Escola Básica e Secundária de Anadia, estabelecimento sede do Agrupamento de Escolas de Anadia, e tendo inaugurado a Escola Básica de Mogofores. A visita realizou-se na passada sexta-feira.
Durante a manhã, a responsável governamental percorreu as instalações do Agrupamento de Escolas de Anadia, para presenciar o processo de testagem aos alunos que estava em curso, e para observar o cumprimento das regras de segurança implementadas naquele estabelecimento de ensino, criadas para prevenir a propagação da Covid-19. Esta foi a primeira vez que um membro do Governo visitou a escola. O momento, assinalado com o descerramento de uma placa alusiva à visita, contou com a presença do diretor geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e da delegada regional da Educação do Centro.
No período da tarde, a Secretária de Estado da Educação inaugurou a renovada Escola Básica de Mogofores, onde foi feito um investimento que ronda os 800 mil euros, comparticipado por Fundos Comunitários. O momento, que ficou registado com o descerramento de uma placa comemorativa, contou com a presença da presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), do diretor geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, do diretor do Agrupamento de Escolas de Anadia, dos vereadores do executivo municipal e do presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, este foi “um dia de grande satisfação” para o Município, não só “por termos conseguido concretizar este objetivo com o respetivo financiamento”, mas “por vermos que os professores e os alunos têm hoje melhores condições de trabalho e de conforto”. A autarca dirigiu ainda algumas palavras de agradecimento à responsável governamental, dizendo que a sua visita “honra muito o Município”. “Depois de, durante a parte da manhã, ter visitado a escola sede do Agrupamento de Escolas de Anadia e agora esta do 1.º ciclo, penso que ficou com uma ideia clara dos investimentos feitos no concelho de Anadia ao nível da Educação. Para além do investimento físico, há também a realçar o investimento humano e pedagógico, e em projetos educativos que têm sido desenvolvidos nestes estabelecimentos de ensino”, referiu a presidente. Maria Teresa Cardoso sublinhou ainda que praticamente todas as escolas do 1.º ciclo do concelho, em funcionamento, foram intervencionadas, faltando apenas a Escola Básica da Moita, cuja empreitada de requalificação foi aprovada recentemente. No final, deixou ainda uma palavra de agradecimento à presidente da CCDRC pelo apoio que tem dado aos autarcas, no enquadramento dos fundos que lhes permitem realizar e valorizar estes investimentos, assim como uma palavra de apreço ao Centro Social de Mogofores, que acolheu os alunos enquanto decorreram as obras da Escola Básica de Mogofores. A Secretária de Estado da Educação encerrou a cerimónia, elogiando as condições existentes nas novas instalações, dizendo que se trata de “uma grande aposta na Educação”. No final da inauguração, os alunos entregaram uma pequena lembrança às entidades presentes.
Recorde-se que a Escola Básica de Mogofores retomou a sua atividade no início do presente ano letivo, após um período de intervenção que visou dotar o edifício de melhores condições de conforto e de segurança, tornando-o mais aprazível para crianças e restante comunidade escolar. A intervenção converteu o edifício existente a sul e a área ocupada pelo campo de jogos numa escola básica com três salas de aula, biblioteca, instalações sanitárias para alunos, professores e funcionários, gabinetes de reuniões, atendimento e trabalho, sala polivalente/refeitório e copa, e ainda espaços de recreio exterior, coberto e descoberto, pavimentado e relvado. O complexo cumpre as necessidades definidas na Carta Educativa do Concelho de Anadia.