- Início
- Serviços
- Educação
- Atividades / notícias
- Remoção de amianto na Escola de Vilarinho do Bairro
Remoção de amianto na Escola de Vilarinho do Bairro
área de conteúdos (não partilhada)
MUNICÍPIO ASSINA ACORDO PARA REMOÇÃO DE AMIANTO NA ESCOLA BÁSICA DE VILARINHO DO BAIRRO
O Município de Anadia assinou esta semana um acordo de colaboração com o Ministério da Educação que vai permitir remover a cobertura de amianto na Escola Básica de Vilarinho do Bairro. A cerimónia decorreu em São Pedro do Sul e contou com a presença dos ministros da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. A Escola de Vilarinho do Bairro é, atualmente, o único estabelecimento de ensino, da rede pública, do concelho de Anadia, com cobertura que integra placas de fibrocimento.
A autarquia vai ser a responsável pelo lançamento do procedimento de adjudicação do projeto e da obra que terá uma comparticipação a cem por cento por parte do Estado. O Município terá ainda de fazer a candidatura aos fundos comunitários para que se garanta a comparticipação nas obras a realizar, exclusivamente para remoção do amianto e execução do novo revestimento de cobertura.
Para Jorge Sampaio, vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, que representou o Município na cerimónia de assinatura, este acordo é de “grande importância”, porque “vem colmatar uma preocupação do Município” e “de toda a comunidade educativa que, há muito, reivindicava a sua remoção”. “Agora, finalmente, vai ser possível concretizar este desiderato, criando, assim, melhores condições de bem-estar para alunos, docentes e funcionários”, sublinhou ainda.
A presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, referiu que, “apesar de o Município de Anadia não ter aceitado a delegação de competências, nomeadamente na área de Educação, associa-se a esta pretensão do Governo”. Segundo a autarca, esta é uma “oportunidade para se conseguir realizar estes trabalhos de remoção do amianto e de substituição da cobertura por outra solução, com a respetiva comparticipação de fundos comunitários sobre todo o investimento elegível”. Teresa Cardoso espera que “este exemplo se replique por outros investimentos de apoio às autarquias na remoção de coberturas em fibrocimento”.
O acordo de colaboração define as condições de transferência de atribuições para o Município de Anadia. Em causa está a elegibilidade, enquanto entidade beneficiária, para a intervenção de requalificação para remoção de materiais de construção com amianto na sua composição, na Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a executar no âmbito do Progresso Operacional Regional Centro 2020. No documento consta que compete ao Município de Anadia assegurar a elaboração do programa de intervenção na referida escola, lançar os procedimentos, adjudicar as obras, e garantir a fiscalização e a coordenação da empreitada.