- Início
- Serviços
- Desporto
- Atividades / notícias
- MUNICÍPIO DE ANADIA ASSOCIA-SE AOS 40 ANOS DA REGIÃO DEMARCADA DA BAIRRADA
MUNICÍPIO DE ANADIA ASSOCIA-SE AOS 40 ANOS DA REGIÃO DEMARCADA DA BAIRRADA
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ASSOCIA-SE AOS 40 ANOS DA REGIÃO DEMARCADA DA BAIRRADA
Efeméride assinalada com exposições no Museu do Vinho Bairrada
O Museu do Vinho Bairrada (MVB), em Anadia, tem patentes três novas exposições temporárias que assinalam os 40 anos da demarcação da Bairrada, e cuja inauguração decorreu no passado dia 21 dezembro, com a presença de personalidades e de representantes de entidades ligadas ao setor do vinho, e, em concreto, à criação da Região Demarcada da Bairrada.
“Bairrada CelebrArte40”, “40.1 - Bairrada Retratos Falados”, e “Bairrada Wines Vintage Marketing” são as mostras que integram “40 Anos Demarcação Bairrada”, ciclo expositivo com que o Município de Anadia celebra, no MVB, até 30 de abril, as quatro décadas do reconhecimento legal da designação “Bairrada”, enquanto denominação vinícola de origem.
A forma como a região serviu de inspiração à pintora Salomé de Pinho está materializada em “Bairrada CelebrArte40”, mostra que reúne uma série de obras de forte apelo visual, onde a bidimensionalidade das telas é extravasada graças à utilização de diversos materiais, texturas e cores.
Num registo muito diverso, “40.1 - Bairrada Retratos Falados” apresenta 40 testemunhos, em viva voz, de alguns dos protagonistas do universo vitivinícola do concelho e da região, e é fruto de trabalho de colaboração entre o Município de Anadia, o CineClub Bairrada, a Comissão Vitivinícola da Bairrada, a Confraria dos Enófilos da Bairrada, e a Associação Rota da Bairrada.
Por fim, a mostra “Bairrada Wines Vintage Marketing” reúne materiais publicitários alusivos aos vinhos, desde finais do século XIX até ao presente. Da responsabilidade do Município de Anadia, esta exposição contou com a colaboração de particulares e de empresas e organismos ligados ao setor. Da arte dos desenhadores e “designers” de outrora até às campanhas das atuais agências especializadas, são muitos os conceitos, estéticas e linguagens expressos numa grande diversidade de peças publicitárias.
Na ocasião, Jorge Sampaio, vereador da Câmara Municipal de Anadia, considerou que o município “não poderia ficar de fora das comemorações dos 40 anos da demarcação da região da Bairrada”, sublinhando que, desde a primeira hora, “nos quisemos associar” a esta efeméride e que “a melhor forma de o fazer seria através do Museu do Vinho”, recordando que “um dos objetivos deste espaço museológico, quando foi construído, era o de ser uma centralidade da Bairrada, um ponto fulcral e essencial para a nossa região vitivinícola”.
“Quisemos homenagear a região da Bairrada, indo buscar as histórias que a história nos dá, destes 40 anos de existência, através das pessoas que as viveram, aliando também algumas das recordações que fazem a história em que se alicerça esta Bairrada rejuvenescida, e que se quer afirmar, cada vez mais, como uma grande região deste país”, afirmou o autarca. Jorge Sampaio rematou a sua intervenção, deixando uma palavra de agradecimento a todos os que participaram diretamente ou indiretamente nas exposições.
Ainda no decorrer da inauguração, foram oferecidas duas esculturas de tributo ao espumante Bairrada, da autoria do escultor Pedro Figueiredo, concebidas durante o Portugal Wine Trophy 2019 e num “workshop” de escultura, que decorreu na Escola Básica e Secundária de Anadia, dirigido à comunidade escolar e promovido em colaboração com o Município de Anadia, através do Museu do Vinho Bairrada. As esculturas, intituladas o “Nascimento do Espumante” e “Rainha do Espumante”, foram entregues ao Município de Anadia no decurso de uma “performance” artística, realizada ao vivo com a participação de António Azenha, um dos melhores especialistas nesta área.
As exposições podem ser visitadas de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, domingo e feriados, das 11h00 às 19h00.