- Início
- Serviços
- Desporto
- Atividades / notícias
- Volta a Portugal parte de Anadia
Volta a Portugal parte de Anadia
área de conteúdos (não partilhada)Anadia acolhe partida da 1.ª etapa da Volta a Portugal em Bicicleta
Anadia vai acolher a partida da 1.ª etapa da 84.ª Volta a Portugal em Bicicleta, no próximo dia 10 de agosto. A etapa começa em Sangalhos, junto ao Velódromo Nacional, e termina em Ourém, numa extensão de 188,5 quilómetros.
A partida simbólica está marcada para as 12h30. A partida real será dada pelas 12h45, na variante da Moita, junto ao parque de merendas, em Alféloas. O pelotão segue depois em direção à cidade de Anadia, passando pela Avenida das Laranjeiras, Rua do Mercado, Avenida José Luciano de Castro e Avenida 25 de Abril, em direção à EN1/IC2.
A 84.ª Volta a Portugal realiza-se de 9 a 20 de agosto. O pelotão é constituído por 19 equipas, quatro delas do escalão pro team e 15 continentais, totalizando cerca de 130 ciclistas.
O Município de Anadia tem vindo a apostar, cada vez mais, na promoção desta modalidade, nomeadamente criando infraestruturas para a sua prática que têm sido usadas por cidadãos nacionais e estrangeiros, apoiando eventos desportivos como a Volta a Portugal, patrocinando atletas locais e apoiando associações que se dedicam às duas rodas. A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, refere que “todo este investimento municipal tem em conta os benefícios do desporto e da competição”, acrescentando que “esta passagem da Volta a Portugal por Anadia, tal como o foi em 1982, pode ser um incentivo capaz de gerar novos adeptos e novos atletas, desempenhando um papel importantíssimo na promoção do ciclismo”.
Recorde-se que Alves Barbosa, ciclista do Sangalhos Desporto Clube, venceu três vezes a Volta a Portugal, em 1951, 1956 e 1958. Joaquim Andrade, do mesmo clube, venceu a volta em 1969.
O Município de Anadia apela à boa compreensão de todos munícipes para os eventuais constrangimentos que a partida e a passagem dos ciclistas pelas estradas do concelho possam provocar.