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Unidade Móvel de Atendimento regressa a 2 de novembro
área de conteúdos (não partilhada)UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO DE ANADIA RETOMA ATIVIDADE
A 2 de novembro, a Unidade Móvel de Atendimento (UMA) de Anadia vai retomar o serviço à comunidade com alguns condicionalismos, face aos constrangimentos derivados da COVID-19. Para evitar a propagação da pandemia, o Município de Anadia implementou um conjunto de medidas de prevenção: uso de máscara no interior e exterior da carrinha, desinfeção das mãos à entrada e manter a distância de segurança de dois metros.
No Espaço Biblioteca e Cidadão, o atendimento será feito exclusivamente no exterior. O acesso aos documentos estará condicionado, devendo ser solicitada a colaboração do funcionário. Os documentos a devolver são deixados numa caixa, colocada à entrada da carrinha, sendo depois reencaminhados para um espaço, devidamente reservado para o efeito, onde permanecerão durante cinco dias. No Espaço Saúde, o atendimento será feito, preferencialmente, no exterior.
Para este retomar de atividade foram feitos também alguns ajustamentos nas diversas rotas da UMA, com a integração de novas localidades, nomeadamente Espairo, Grada, Amoreira da Gândara, Ribeiro de Sangalhos, Vidoeiro, São Pedro, Ferreiros, Junqueira e Saidinho.
A UMA entrou em funcionamento a 5 de julho de 2018. Desde essa altura, presta serviços na área da ação social, podendo os munícipes também requisitar serviços de água e saneamento, assim como subscrever os cartões Anadia Sénior e Anadia Jovem e obter informações de caráter diverso. A UMA inclui também serviços da Biblioteca Municipal: emissão do Cartão de Utilizador e também requisição, devolução e reserva de livros, DVD, CD e revistas. Posteriormente, foram introduzidos outros serviços, designadamente na área da saúde, através da disponibilização de rastreios diversos e de aconselhamento farmacológico, e na área florestal, sendo possível registar queimas e queimadas.
Este serviço itinerante da Câmara Municipal de Anadia percorre todas as freguesias do concelho, prestando serviços públicos às populações mais isoladas e de menor mobilidade. Desde a sua entrada em funcionamento e até março, foram atendidas 3191 pessoas.