- Início
- Serviços
- Ação Social
- Atividades / Notícias
- Município reforça apoio a famílias carenciadas
Município reforça apoio a famílias carenciadas
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA REFORÇA APOIO A FAMÍLIAS CARENCIADAS
O Município de Anadia aprovou, na reunião extraordinária que decorreu a 8 de maio, um conjunto de medidas para reforço do apoio prestado nas áreas da ação social e da educação. Famílias em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, face à pandemia de Covid-19, podem beneficiar deste apoio suplementar.
Na área da ação social, entre outras medidas, destaca-se a atribuição mensal de um apoio monetário, até ao valor máximo de 100 euros, ou de um cabaz alimentar, constituído por produtos essenciais, adquiridos no comércio local. Esta medida vigora até ao final do ano, por um período máximo de três meses. Podem candidatar-se a este apoio agregados familiares que, por causa da pandemia de Covid-19, tenham perdido totalmente os seus rendimentos ou cujo rendimento per capita seja inferior a 60% do salário mínimo. Para beneficiar da nova medida é necessário preencher um formulário, disponível no site do Município de Anadia. O documento devidamente preenchido, obrigatório para efeitos de candidatura, deve ser enviado para o email redesocial.m.anadia@gmail.com ou entregue no Serviço de Ação Social do Município, situado no Centro Cultural de Anadia, mediante marcação prévia, efetuada por telefone (231 510 484/6).
Relativamente à educação, agora focada no ensino à distância, o Município, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Anadia, está a proceder à impressão de material pedagógico, considerado necessário pelos professores, que depois vai ser entregue a cerca de uma centena de alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico (CEB), que não possuem computador e/ou não têm acesso a internet. Neste sentido, o Município de Anadia já entregou 12 computadores e 10 tablets ao Agrupamento de Escolas. Esta ação foi reforçada com a aquisição de 12 serviços de Internet, ativos durante 3 meses. Para colmatar as necessidades atuais, o Município está ainda a desenvolver esforços para adquirir mais 16 computadores.
Já a pensar no próximo ano letivo (2020/2021), o Município de Anadia vai comprar, preferencialmente no comércio local, mais material informático e serviços de internet, para posterior disponibilização a alunos do concelho. Este apoio, que exige candidatura por parte dos interessados, destina-se a alunos, cujo agregado familiar não disponha de meios tecnológicos, nem de capacidade financeira para os adquirir, e que não venham a estar abrangidos por outros programas de apoio ao apetrechamento informático. Desta forma, o Município de Anadia pretende criar uma maior igualdade nas condições de acesso ao ensino à distância.
Ainda na área da educação, o executivo deliberou isentar do pagamento de propinas, até ao final do presente ano letivo, os alunos da Universidade Sénior da Curia que frequentem aulas online.
Estes apoios fazem parte de um pacote mais abrangente, descrito no “Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico”, criado para reduzir as consequências da pandemia de Covid-19 no concelho de Anadia. Para este efeito, o Município disponibilizou 800 mil euros do orçamento camarário.
Consulte o programa em:
www.cm-anadia.pt/pages/811?news_id=443