- Início
- Investir
- Atividades / notícias
- Quantos anos são necessários para comprar uma casa com 100m2 em cada concelho do distrito de Aveiro?
Quantos anos são necessários para comprar uma casa com 100m2 em cada concelho do distrito de Aveiro?
área de conteúdos (não partilhada)
Quantos anos são necessários para comprar uma casa com 100m2 em cada concelho do distrito de Aveiro?
De acordo com o estudo realizado pela plataforma ComparaJá.pt (www.comparaja.pt), Anadia é a localidade mais atrativa para quem procura opções acessíveis para a aquisição de imóveis no distrito de Aveiro.
A plataforma ComparaJá.pt procedeu à análise dos custos de aquisição de imóveis nos diferentes concelhos do distrito, no sentido de apurar, tendo em conta os rendimentos e preço por m2 médios, quanto tempo uma família irá demorar a pagar a sua habitação.
Para tal análise, este portal gratuito, que permite simular produtos bancários e pacotes de telecomunicações, procurou perceber qual o prazo mínimo de um crédito à habitação para a aquisição de uma casa com 100m2 em cada localidade, tendo em consideração uma taxa de esforço mensal de 33%.
Na tabela apresentada, estão resumidos os dados recolhidos pela plataforma para o distrito de Aveiro, os quais demonstram que Anadia, devido ao preço por m2 muito competitivo, é o concelho onde a compra de casa é mais acessível. Na tabela estão também indicados os anos necessários para concretizar o objetivo de ter habitação própria.
A taxa de esforço corresponde à percentagem do rendimento familiar destinada ao pagamento das prestações dos créditos, sendo calculada de acordo com a fórmula seguinte: (Encargos financeiros mensais/Rendimento) X 100.
Idealmente, esta taxa não deverá ser superior a 33%, ou seja, um terço do rendimento total do agregado familiar. Uma taxa de esforço elevada significa que grande parte dos rendimentos das famílias se destina a pagar prestações dos empréstimos bancários.
Nesta análise, foi ainda tido em conta um aspeto por vezes negligenciado pelos consumidores no momento de comprar casa: a poupança prévia necessária para fazer face ao valor da entrada inicial. Geralmente, este valor corresponde a 20% do valor do imóvel, que também é conhecido por LTV – Loan-to-Value.