- Início
- Serviços
- Ação Social
- Atividades / Notícias
- Município assume competências da Ação Social
Município assume competências da Ação Social
área de conteúdos (não partilhada)Município assume competências da Ação Social
O Município de Anadia assumiu, hoje (3 de abril), as competências no domínio da Ação Social, passando a ser responsável pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social de Anadia (SAAS).
O SAAS de Anadia é um serviço que assegura o atendimento e acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social. Este serviço contempla a medida Rendimento Social de Inserção na sua vertente de atendimento e acompanhamento social, o apoio social no âmbito dos subsídios de caráter eventual e a Linha Nacional de Emergência Social (que funciona apenas em horário regular de expediente).
O atendimento presencial será realizado, preferencialmente, com marcação prévia, nos dois locais de atendimento do SAAS de Anadia, no Serviço de Ação Social, que funciona no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo (através do número de telefone 231 510 486 ou do endereço eletrónico acaosocial@cm-anadia.pt), e na Misericórdia da Freguesia de Sangalhos (através do número de telemóvel 925 969 052 ou do endereço eletrónico fnevessilvafsangalhos.pt).
O Município de Anadia faz o atendimento a munícipes pertencentes às freguesias de Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita, Vila Nova de Monsarros, São Lourenço do Bairro, Vilarinho do Bairro e às uniões de freguesia de Arcos e Mogofores, e Tamengos, Aguim e Óis do Bairro.
A Misericórdia da Freguesia de Sangalhos, à mercê de um protocolo de cooperação celebrado com o Município de Anadia, será responsável pelo atendimento à Freguesia de Sangalhos e à União de Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas.
Além do SAAS, fruto da transferência de competências da Administração Central para as autarquias locais, o Município de Anadia assume também competências nas seguintes áreas de intervenção: a coordenação do Núcleo Local de Inserção (Rendimento Social de Inserção); o Programa Contrato Local de Desenvolvimento Social e os instrumentos estratégicos e de planeamento, tais como as cartas sociais Municipal e Supramunicipal.
Para tornar os serviços mais funcionais, o Município de Anadia realizou obras de adaptação no edifício que alberga os serviços de Ação Social, no Vale Santo, num investimento a rondar os 70 mil euros. Foram melhoradas as acessibilidades ao edifício, com a criação de duas rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida. No interior, os espaços foram adaptados às necessidades, tendo sido criados gabinetes de atendimento, salas de espera e salas de reuniões.