- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Recusa da transferência de competências na ação social
Recusa da transferência de competências na ação social
área de conteúdos (não partilhada)ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU RECUSA DA TRANSFERÊNCIA DE COMPETÊNCIAS NA AÇÃO SOCIAL
A Assembleia Municipal de Anadia reuniu-se, em sessão extraordinária, a 30 de novembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Anadia.
Nesta sessão, o plenário aprovou, por unanimidade, a proposta da Câmara Municipal de Anadia relativa à recusa da transferência de competências, na área da ação social, em 2021. A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, destacou o facto de, “atualmente, não se encontrarem, reunidas as condições para que o Município de Anadia possa assumir, no ano de 2021, as competências que se pretendem transferir”, considerando que o respetivo diploma legal “continua a suscitar dúvidas, relativamente às matérias a transferir”. A autarca sublinhou ainda que “a descentralização pretendida pelo Estado se revela uma tarefa tecnicamente difícil de concretizar, dada a escassez de informação, de estudos e de relatórios científicos que permitam, nesta fase, aferir os impactos das novas competências”. Foi também aprovada, por unanimidade, a deliberação tomada pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro sobre a não assunção da transferência de competências na área da ação social, em 2021.
Os deputados municipais procederam também à eleição dos elementos que irão representar a Assembleia Municipal de Anadia em vários organismos e comissões. Para o Conselho Municipal da Educação, foi eleito Dinis Torres, presidente da Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro. Para o Conselho Cinegético e da Conservação da Fauna Municipal, elegeu-se o autarca Óscar Ventura, da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro. Para a Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro foram eleitos os deputados Nuno Portovedo e Vítor Tavares (MIAP), João Gaspar (PSD) e Fernando Barbosa (PS). Carlos Correia, do MIAP, passa a representar a Assembleia Municipal no Conselho da Comunidade dos Agrupamentos dos Centros de Saúde do Baixo Vouga. Para a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais foram eleitos os autarcas José Manuel Carvalho e Ema Paula Pato, respetivamente da Junta de Freguesia de Avelãs de Cima e da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas. O presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Fernando Fernandes, foi eleito para a Comissão Municipal de Proteção Civil. Como delegado ao XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses foram eleitos os autarcas José Manuel Carvalho (efetivo) e Óscar Ventura (suplente).