- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Apoio a equipa de intervenção permanente dos Bombeiros
Apoio a equipa de intervenção permanente dos Bombeiros
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO APOIA SEGUNDA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE DOS BOMBEIROS DE ANADIA
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) aprovou a constituição de uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP) nos Bombeiros de Anadia. O protocolo para a sua criação foi firmado hoje (22 de abril) com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA). A segunda EIP deverá entrar brevemente em funcionamento, reforçando a operacionalidade deste corpo de bombeiros.
À semelhança do que aconteceu com a primeira EIP, ativa desde 2012, as responsabilidades vão ser partilhadas entre o Município de Anadia e a ANEPC. O Município comparticipa, mensalmente, em 50%, os custos relativos à remuneração dos elementos que integram a equipa. A ANEPC suporta os restantes 50% dos custos.
Uma EIP assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho. Os bombeiros que integram uma EIP são caraterizados por uma elevada especialização, tendo conhecimento em valências diferenciadas que lhes permitem dar resposta adequada em diferentes missões, como ocorrências exigentes e complexas.
Recorde-se que o concelho de Anadia é atravessado por importantes vias rodoviárias e ferroviárias, designadamente a Auto-Estrada do Norte (A1), o Itinerário Complementar n.º 2 (IC2/EN1), a Linha do Norte e a Rede de Muito Alta Tensão da REN (400kv), e conta ainda com um parque industrial em crescimento. No que diz respeito à mancha florestal, atualmente, Anadia tem perto de 60% dos seus 216 km2 ocupados com floresta (125 km2), sendo, por este motivo, um território de maior risco de incêndios rurais e estruturais, devido à dificuldade de gestão e domínio de certas atividades ou mesmo acidentes. Este contexto obriga a que haja uma exigência operacional elevada e um nível de resposta o mais profissional possível por parte dos bombeiros.