- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Município quer apoiar segunda EIP dos bombeiros
Município quer apoiar segunda EIP dos bombeiros
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA QUER APOIAR SEGUNDA EQUIPA DE INTERVENÇÃO PERMANENTE DOS BOMBEIROS
O Município de Anadia está disponível para apoiar a criação de uma segunda equipa de intervenção permanente (EIP) da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Este apoio está dependente de confirmação por parte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil da efetiva aprovação de uma nova equipa e da assunção, em partes iguais, de responsabilidades idênticas às consagradas no protocolo celebrado em janeiro de 2012, que deu origem à criação da atual EIP. A deliberação foi tomada na última reunião de executivo, realizada a 3 de março. Com esta segunda EIP, o corpo de bombeiros de Anadia verá a sua operacionalidade reforçada, ficando com maior capacidade de resposta.
Recorde-se que o concelho de Anadia é atravessado por importantes vias rodoviárias e ferroviárias, designadamente a Autoestrada do Norte, o Itinerário Complementar n.º 2, a Linha do Norte e a Rede de Muito Alta Tensão da Rede Elétrica Nacional. Conta ainda com um parque industrial em crescimento. Em termos de mancha florestal, atualmente Anadia tem perto de 60% dos seus 216 km² ocupados com floresta (125km²), sendo um território de maior risco de incêndios, quer rurais quer estruturais, devido à dificuldade de gestão e domínio de certas atividades ou mesmo acidentes. Este contexto obriga a que haja uma exigência operacional elevada e um nível de resposta o mais profissional possível por parte dos bombeiros. Por outro lado, o corpo de bombeiros de Anadia tem vindo a sentir algumas dificuldades ao nível da captação de novos elementos, apesar do investimento constante em ações de recrutamento, e em termos de diminuição de elementos do seu quadro ativo. Por tudo isto, considera-se necessária a profissionalização de mais uma EIP.
A EIP assegura o socorro e a emergência na área do respetivo concelho, e os bombeiros que a integram são caraterizados por uma elevada especialização, com conhecimento em valências diferenciadas que lhes permitem dar resposta adequada em diferentes missões, em ocorrências exigentes e complexas.