- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- "Anadia Maior" adota medidas de segurança
'Anadia Maior' adota medidas de segurança
área de conteúdos (não partilhada)Projeto “Anadia Maior” adapta-se à pandemia
O Conselho Local de Ação Social de Anadia reuniu-se em plenário no passado dia 5 de novembro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada. Nesta sessão, deu-se parecer favorável às alterações referentes ao ano 2020, relativamente ao projeto “Anadia Maior”, submetido pela Santa Casa da Misericórdia de Anadia, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social – 4.ª Geração (CLDS4G).
As alterações aprovadas em plenário têm como principal objetivo a salvaguarda da saúde e a segurança de todos os participantes no projeto. Assim, devido à pandemia de Covid-19, algumas das atividades previstas tiveram de ser reduzidas ou mesmo suspensas visto que, atualmente, não se encontram reunidas as condições para a sua realização.
Recorde-se que o projeto “Anadia Maior” deveria ter tido início em março, mas, por causa do surto pandémico, acabou por começar em julho. No plenário, a coordenadora do projeto, Catarina Teixeira, deu a conhecer as ações que têm sido desenvolvidas no concelho, em parceria com várias entidades e associações locais, salientando que, até 30 de outubro, se encontravam inscritas 88 pessoas. Sublinhou ainda que todas as atividades implementadas pelo “Anadia Maior” cumprem medidas e orientações da Direção-Geral da Saúde.
Na ocasião, a vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, deu os parabéns à equipa do CLDS4G que, no seu entender, tem “mostrado dinamismo” e “muita vontade de levar por diante este projeto”. Adiantou ainda que o Município de Anadia tem “tentado programar e fazer o que é possível”, face às atuais contingências derivadas da pandemia. Jennifer Pereira referiu-se também a algumas das ações dirigidas ao público sénior, que o Município tem vindo a retomar para que os idosos sintam “alguma normalidade dentro desta anormalidade”. A vereadora referia-se às atividades “Movimento Sénior é Vida” e “Leituras sem Idade”, e também aos serviços prestados pela Unidade Móvel de Atendimento de Anadia.
O “Anadia Maior” visa combater a solidão e o isolamento e desenvolver projetos de voluntariado vocacionados para o trabalho com populações envelhecidas. Implementar ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas são ainda objetivos deste projeto.