- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Município apoia Casa de Éfeso
Município apoia Casa de Éfeso
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA APOIA CONSTRUÇÃO DA CASA DE ÉFESO
O Município de Anadia deliberou atribuir 10 mil euros à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia da Moita. Esta verba, aprovada em reunião de executivo que se realizou na semana passada (9 de setembro), destina-se a colaborar nas despesas realizadas com os trabalhos levados a efeito na Casa de Éfeso (também conhecida por Casa de Maria), localizada na Junqueira (Moita).
Recorde-se que, em 2019, o executivo municipal já havia atribuído um apoio de 10 mil euros para a construção do edifício. Com o valor agora deliberado, o apoio da autarquia anadiense para a criação daquele espaço religioso perfaz um total de 20 mil euros.
Este espaço foi inaugurado a 6 de setembro, numa cerimónia presidida pelo Bispo da Diocese de Aveiro, D. António Moiteiro. Além de representantes de entidades religiosas locais, o evento contou ainda com a presença dos presidentes das juntas de freguesia da Moita e de Vila Nova de Monsarros, e da presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que descreve a casa como “um espaço de culto religioso e de interesse cultural para a região, constituindo-se um monumento de referência mundial”.
A Casa de Éfeso, da Moita, cópia da casa onde Maria, mãe de Jesus, viveu os últimos anos da sua vida (na Turquia) até à assunção ao céu, é a única cópia existente na Europa e a 4.ª cópia a nível mundial (existe também no Brasil, nos Estados Unidos da América e na Argentina). Este espaço, que convida à reflexão, ao retiro, à espiritualidade, possui obras de arte únicas, de proveniência nacional e estrangeira.