- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Anadia valoriza economia circular da região Centro
Anadia valoriza economia circular da região Centro
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA ASSOCIA-SE AO PACTO INSTITUCIONAL PARA VALORIZAÇÃO DA ECONOMIA CIRCULAR
NA REGIÃO CENTRO
O Município de Anadia aderiu ao Pacto Institucional para a Valorização da Economia Circular na Região Centro. Esta iniciativa, promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), pretende fazer com que os agentes regionais assumam o compromisso de desenvolver ações que visam a promoção de práticas circulares.
Realizar uma análise do metabolismo local – análise de fluxos de materiais e energia do concelho de Anadia e ainda diagnóstico atual da circularidade em fileiras especificas; e implementar um projeto de centro de compostagem comunitária, com disponibilização de compostores domésticos, e um plano de compras públicas circulares em processos internos de contratação são algumas das ações que o Município de Anadia se propõe concretizar, no âmbito deste pacto, até junho de 2021.
Entre os signatários, contam-se 34 municípios, quatro comunidades intermunicipais, uma junta de freguesia, 14 associações (culturais, empresariais e setoriais), três entidades regionais, nove empresas (públicas e privadas), 10 instituições de ensino superior (universidades e institutos politécnicos) e nove entidades ligadas à ciência e tecnologia. A maioria das propostas apresentadas incide em áreas temáticas como alimentação, consumo sustentável, bio economia circular, águas, materiais e energia, plásticos e lixo marinho, construção, floresta, têxteis, resíduos e mobilidade sustentável.
Este pacto institucional pretende estimular a adoção de compromissos sobre práticas circulares na região. Este acordo permitirá reunir e divulgar informação sobre exemplos concretos de circularidade a decorrer, realçando o que a região já faz neste domínio.