- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Município testa Covid-19 em lares de idosos
Município testa Covid-19 em lares de idosos
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ASSEGURA REALIZAÇÃO DE 1300 TESTES À COVID-19
EM LARES DE IDOSOS
Esta semana fica concluída a realização de cerca de 600 testes de diagnóstico à Covid-19 em lares do concelho de Anadia. Funcionários e utentes estão a ser testados através do método PCR (reação em cadeia da polimerase). Esta ação do projeto “Operação Testes Lares/MTSSS–UA”, articulada pelo Município de Anadia, conta com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, da Universidade de Aveiro e do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.
Desde o início da pandemia, o Município de Anadia tem estado atento às necessidades deste grupo de risco, tendo realizado já, na fase de mitigação, cerca de 700 testes serológicos em Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, com a valência de lar. Ao todo, foram realizados cerca de 1300 testes nas estruturas residenciais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Anadia, da Associação Social de Avelãs de Caminho, do Centro Social e Cultural Nossa Senhora do Ó de Aguim, do Centro Social, Cultural e Recreativo de Avelãs de Cima, do Centro Social e Paroquial da Moita, do Centro Social, Cultural e Recreativo da Poutena, da Santa Casa da Misericórdia de Anadia e da Misericórdia da Freguesia de Sangalhos.
O apoio da autarquia a estas instituições passou também pela distribuição de material de proteção individual e pelo reforço dos meios financeiros, que foram direcionados para necessidades mais prementes, derivadas da pandemia. Este apoio do Município de Anadia, que ultrapassou os 165 mil euros, faz parte do “Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico – ANADIA estamos JUNTOS”, um pacote de medidas criado para reduzir as consequências do novo coronavírus, que representa um investimento de 800 mil euros.
Funcionários de IPSS do concelho de Anadia, com valência de creche e pré-escolar, foram também testados. Neste caso, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social responsabilizou-se por esta operação, que contou com o apoio das próprias IPSS, do Centro Distrital da Segurança Social e da Administração Regional de Saúde do Centro.
Uma vez que a atividade dos jardins de infância dos estabelecimentos da rede pública do concelho é retomada a 1 de junho, o Município de Anadia espera que o Ministério da Educação assegure a realização de testes a educadores e colaboradores, embora ainda não tenha sido contactado neste sentido.