- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- MUNICÍPIO DE ANADIA AMPLIA APOIO ÀS IPSS E BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
MUNICÍPIO DE ANADIA AMPLIA APOIO ÀS IPSS E BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA AMPLIA APOIO ÀS IPSS E BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS
O Município de Anadia aprovou, em reunião extraordinária realizada no passado dia 8 de maio, um conjunto de medidas que visam reforçar o apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA), dotando-as de mais meios financeiros para fazerem face às despesas acrescidas no combate à pandemia de COVID-19.
Uma das medidas contempla o apoio extraordinário às IPSS do concelho, com valência de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e/ou Apoio Domiciliário (SAD).
A colaboração da autarquia a estas instituições, em contexto de pandemia, teve início durante a fase de mitigação, com a aquisição de cerca de 700 testes COVID-19, que foram entregues às instituições com ERPI, e, ainda, com a distribuição de um vasto conjunto de equipamentos de proteção individual (EPI).
No ano transato, para além de ter celebrado acordos com as IPSS no âmbito da educação, o Município de Anadia atribui-lhes verbas destinadas a apoiá-las e a incentivá-las na prossecução dos seus objetivos e na execução dos seus planos de atividades. Para o efeito, a autarquia teve em consideração as respostas sociais, o número de utentes e a participação das instituições nos vários projetos municipais, e atribuiu-lhe, no final do ano, uma verba de 88.750 euros.
Agora, com este apoio extraordinário às instituições com as respostas de ERPI e/ou SAD, serão atribuídos mais de 110.000 euros que, somados aos restantes apoios acima enunciados, perfazem cerca de 165.000 euros. Os montantes agora atribuídos, que serão pagos em maio e em julho, representam um reforço de 85% face ao ano anterior.
Tendo em conta as dificuldades provocadas pelo surto pandémico, o executivo anadiense deliberou atribuir também uma verba extraordinária à AHBVA, no valor de 15.000 euros, destinada a ajudar os bombeiros a fazerem face às suas necessidades mais prementes.
O apoio municipal às IPSS e à AHBVA passa, ainda, pela aplicação de tarifário zero no consumo de água, serviço de saneamento e recolha de resíduos sólidos, nos meses de maio, junho e julho.
Estes apoios integram o Programa Municipal de Apoio Extraordinário ao Tecido Social e Económico, “Anadia Estamos Juntos”, delineado para minimizar as consequências da COVID-19, e que representa um investimento de 800.000 euros do orçamento municipal.