- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- 25 de abril em Anadia
25 de abril em Anadia
área de conteúdos (não partilhada)ASSEMBLEIA E CÂMARA ASSINALAM 25 DE ABRIL COM MENSAGEM DE ESPERANÇA
Este ano, devido à pandemia de COVID-19, a Assembleia e a Câmara Municipal de Anadia não realizaram a habitual cerimónia comemorativa do 25 de abril de 1974, nos Paços do Município. No entanto, a data foi assinalada com mensagens de esperança, transmitidas aos munícipes via internet, pelos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Anadia.
Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal, destacou que a ausência de comemoração não retira valor ao Dia da Liberdade e que, quando esta fase for ultrapassada, haverá “tempo para festejar e melhor desfrutar os valiosos símbolos da revolução: a liberdade e a democracia”. A autarca enalteceu a Revolução dos Cravos “sem povo na rua, sem cravos vermelhos por todo o lado, sem cantos revolucionários, sem festa, mas com um especial arco-íris, no coração de cada um, feito de cores de confiança, de coragem, de solidariedade, de generosidade, de competência e de amor pelo próximo”. Através desta mensagem, a presidente incentivou os munícipes a renovar “a esperança em dias melhores, tal como o fez, há 46 anos, o povo confiante e corajoso”, a transmitir “aos mais novos a importância de um Estado livre e democrático” e a refletir sobre os “valores de abril”.
Manuel Pinho, presidente da Assembleia Municipal, referiu que foi “imperioso” cancelar as comemorações do 25 de abril, “face à necessidade que se impunha e impõe no recolhimento reiterado pelas Autoridades Nacionais”. Considerou também que, apesar de abril de 1974 merecer festejos “com compromisso e memória, de forma continuada e responsável”, “cabe-nos a todos sermos exemplos de disciplina e rigor, sem comprometimentos de qualquer índole, no combate a este inimigo viral”. Afinal – cita Simon Weil – “as nossas obrigações são anteriores aos nossos direitos”.
Além das mensagens, a efeméride foi assinalada com a colocação de um vaso com cravos vermelhos, símbolo da Revolução dos Cravos, na Praça do Município, em Anadia.