- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- ANADIA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA
ANADIA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA COMEMOROU DIA INTERNACIONAL DA CIDADE EDUCADORA
O Município de Anadia comemorou, no passado dia 27 de novembro, na Biblioteca Municipal, o Dia internacional da Cidade Educadora, que este ano teve como lema "Escutar a cidade para a transformar”, e cuja data oficial é 30 de novembro.
Coube à vereadora da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro da educação, Jennifer Pereira, dar as boas-vindas, aproveitando o ensejo para elogiar os trabalhos realizados por jovens e seniores participantes nos projetos municipais “Ser+ em Anadia!” e “Leituras sem Idade”, respetivamente. Materializando o lema desta quarta edição do Dia Internacional da Cidade Educadora, os mais novos, através de uma maquete, e os mais velhos, através de mensagens, deram a conhecer as ideias que gostariam de ver concretizadas na cidade de Anadia.
De seguida, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, teceu algumas considerações sobre a importância da efeméride, e procedeu à leitura do Manifesto dos Autarcas da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Seguiu-se a apresentação dos trabalhos dos jovens e dos seniores, e a exibição de um vídeo, com o Hino do Dia Internacional da Cidade Educadora, mostrando os participantes do projeto “Ser + em Anadia” a realizar os seus trabalhos.
O Município de Anadia integra, desde 2016, a AICE, entidade que adota o conceito de uma educação ao longo da vida e que promove uma política educativa e social. Em prol dos outros, e com os outros, trabalha com a premissa da conquista e da partilha, e promove a importância da educação na cidade, bem como as vertentes educativas dos projetos políticos e o zelo pela “Carta das Cidades Educadoras”, preconizando o espírito de cooperação, o diálogo entre gerações e uma política educativa abrangente, transversal e inovadora, que englobe a educação formal, não formal e informal, e de que são exemplo as particularidades culturais.
Através de uma comunicação próxima e direta, o Município de Anadia tem, neste contexto, procurado estabelecer e manter fortes elos de ligação com os munícipes, a quem serve, e que são fortes aliados no trabalho e na decisão. Nesta tarefa, conta com a colaboração inestimável das juntas de freguesia, dos parceiros sociais, da comunidade educativa, das associações culturais e desportivas, entre outras, e de toda a população.