- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- ANADIA EM DESTAQUE NOS 120 ANOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO
ANADIA EM DESTAQUE NOS 120 ANOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA EM DESTAQUE NOS 120 ANOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE CICLISMO
A União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) está a celebrar o seu 120.º aniversário, e, na gala realizada no passado sábado, 30 de novembro, em Lisboa, as felicitações foram também para o Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia, em Sangalhos, e para o Município de Anadia, pelo importante apoio que vem dando à modalidade.
Maria Teresa Belém Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, marcou presença no evento, e foi na sua pessoa que Delmino Pereira, presidente da FPC, deixou expresso o público agradecimento à autarquia, lembrando que Anadia é, neste momento, “o local de excelência para o alto rendimento” no que ao ciclismo diz respeito. É aí que se encontram “o velódromo e umas infraestruturas de sonho”, e onde são proporcionadas “condições excecionais que nunca tivemos”. Considerou, ainda, que no CAR Anadia “está o futuro da nossa modalidade” e que é ali que “as novas gerações têm a oportunidade de desenvolver o ciclismo de alto rendimento”, o que só é possível “com o acesso às grandes infraestruturas e aos grandes técnicos”.
Também o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, ao falar sobre os ídolos do ciclismo e dos atletas atualmente envolvidos nos projetos paralímpico e olímpico, fez uma especial referência ao CAR Anadia, onde “nasceram” ciclistas como “os irmãos Ivo e Rui Oliveira, que, juntamente com a Maria Martins, estão a defender Portugal na pista”. Dirigiu-se à edil de Anadia para agradecer a todos os autarcas “que contribuem de forma muito decisiva para o desenvolvimento desportivo”. “Temos um orgulho muito especial no CAR Anadia na medida em que, ainda muito recentemente, foi considerado um Centro Satélite de treino, para a Europa, pela UCI” afirmou, fazendo também alusão às pistas de XCO e de BMX que integram aquele equipamento, e mencionando a sua importância para a “vertente mais urbana, mais contemporânea, e vanguardista” que será necessária para atrair mais jovens para a modalidade.
A ligação de Anadia ao ciclismo será quase tão antiga como a presença da bicicleta em Portugal. O anadiense Mário Duarte, que se pensa que ter sido a primeira pessoa a pedalar na Bairrada, e que, em 1905, foi considerado “o desportista mais completo de Portugal”, sagrou-se campeão nacional de ciclismo amador em 1896 e 1898. A popularidade da bicicleta e do ciclismo em terras anadienses justificará, em 1910, a organização de uma corrida pelo Centro Velocipédico Anadiense, e a existência, já na década de 20, de ciclistas nas hostes do Anadia Futebol Clube. Muitos ciclistas anadienses participavam, então, em provas realizadas no concelho – Taça Curia, Volta à Bairrada, Circuito da Bairrada,… - e noutros pontos do país, vencendo em muitas delas. Em 1940, surge o Sangalhos Desporto Clube, cujas cores Alves Barbosa envergava quando, em 1951, 1956 e 1958, ganhou a Volta a Portugal em Bicicleta. Não será, pois, de estranhar a criação em Sangalhos, em janeiro de 1960, da Associação de Ciclismo da Beira Litoral, que ali mantém a sua sede até aos dias de hoje.
No entanto, as crescentes exigências da competição foram ditando um lento declínio da modalidade no Sangalhos DC, e até a sua famosa pista foi, com o correr dos anos, evidenciando as marcas do tempo. Mas foi esta mesma situação que acabou por dar o mote para o renascimento do ciclismo em Anadia e na Bairrada, e, ao mesmo tempo, para uma verdadeira revolução na modalidade, graças à construção do CAR Anadia, assumida pelo Município de Anadia. Inaugurado no dia 11 de setembro de 2009, com Alves Barbosa a estrear a pista do velódromo, este CAR veio criar condições para a prática do ciclismo em contexto de alto rendimento. Ali têm sido realizados inúmeros estágios e provas, nacionais e internacionais, conquistadas medalhas e quebrados recordes, no ciclismo e não só, já que a sua polivalência permite também acolher a atividade das federações de ginástica, judo, esgrima, e pentatlo moderno, para além de eventos com caráter não desportivo.
Sintoma do ressurgimento do ciclismo na região é a criação, em 2013, do Clube de Ciclismo da Bairrada / Bairrada Cycling Team, sediado em Anadia, que tem desempenhado um papel primordial no desenvolvimento da modalidade na região e no país, graças ao trabalho de formação que vem realizando, e que tem contribuído para o aparecimento de novos talentos.