- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- ANADIA RECOLHE CONTRIBUTOS PARA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
ANADIA RECOLHE CONTRIBUTOS PARA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA RECOLHE CONTRIBUTOS PARA ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS
Cerca de três dezenas de “stakeholders” estiveram reunidos, no passado dia 21 de novembro, no Curia Tecnoparque, em Tamengos, Anadia, com o intuito de apresentar contributos destinados a integrarem o conjunto de Medidas de Adaptação às Alterações Climáticas, com vista à conclusão do Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima (PMESC), documento cuja elaboração decorre da adesão do Município de Anadia ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o pelouro do ambiente, Lino Pintado, deu as boas-vindas e lembrou que o município “não despertou agora para a problemática ambiental”, tendo já um trabalho profícuo nesta área. Sublinhou, também, “a importância” de que a elaboração deste plano estratégico se reveste para a autarquia. Referiu, ainda, que esta reunião teve como principal objetivo a recolha de contributos para elencar as medidas de adaptação às alterações climáticas, a fim de encerrar assim o PMESC.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, salientou que, “para além de auscultar os vossos contributos, interessa também perceber a sensibilidade de cada um, entidade e associação, para este tema”, considerando que “a problemática das alterações climáticas deve ser uma preocupação de todos e, em particular, de cada um”. Ainda no âmbito da sustentabilidade ambiental, a edil destacou o facto de o executivo ter aprovado a participação do município no projeto “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”, através de um protocolo da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro com a Associação Zero, em parceria com a Universidade de Aveiro. Este programa terá a duração de dois anos e pretende avaliar o que é a “Pegada Ecológica” dos municípios que constituem a CIRA, e perceber que contribuições podem ser dados no sentido de ajudar a mitigar toda esta problemática, contribuindo também para a promoção de boas práticas de governação.
Antes da reunião de trabalho propriamente dita, as representantes da IrRADIARE, entidade que está a elaborar o plano estratégico, fizeram um breve enquadramento do percurso que Anadia tem realizado, tendo dado a conhecer algumas das boas práticas ambientais que a autarquia tem implementado nos últimos anos, contribuindo, assim, para a melhoria da sustentabilidade energética. De seguida foram constituídos grupos de trabalhos que analisaram diversas áreas, nomeadamente agricultura, floresta e biodiversidade, turismo, saúde, governação e ordenamento do território, recursos hídricos, setor financeiro, energia e resíduos, e transportes e infraestruturas.
A encerrar o encontro, foram debatidas as primeiras conclusões preliminares, que irão agora ser analisadas de forma mais pormenorizada, para que, posteriormente, sejam apresentadas as medidas necessárias à conclusão do futuro plano estratégico.