- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- ESCOLAS DO CONCELHO DE ANADIA GALARDOADAS COM A BANDEIRA VERDE
ESCOLAS DO CONCELHO DE ANADIA GALARDOADAS COM A BANDEIRA VERDE
área de conteúdos (não partilhada)ESCOLAS DO CONCELHO DE ANADIA GALARDOADAS COM A BANDEIRA VERDE
Oito escolas do concelho de Anadia foram contempladas com a “Bandeira Verde – Eco-Escolas”, numa cerimónia que decorreu no passado dia 18 de outubro, no Pavilhão Multiusos de Guimarães, onde também o Município de Anadia recebeu o certificado de “Parceiro Eco-Escolas 2019”, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Centro Escolar de Arcos, Escola EB Sangalhos – Centro Escolar de Sangalhos, Escola EB1 da Moita, Centro Escolar de Avelãs de Cima / Avelãs de Caminho, Centro Escolar de Paredes do Bairro, Colégio Nossa Senhora da Assunção, Escola EB de Vilarinho do Bairro, e Escola EB1 de Aguim foram os estabelecimentos de ensino que receberam o galardão Eco-Escolas, como forma de reconhecimento pelo trabalho que desenvolveram durante o ano letivo transato, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável. A Escola EB1 da Moita recebeu ainda o “Diploma Escola Madrinha”, pelo apoio dado ao Centro Escolar de Avelãs de Cima / Avelãs de Caminho, que implementou o programa “Eco Escolas” pela primeira vez em 2018/2019.
O momento da entrega dos galardões contou com a presença de alunos e professores das escolas premiadas e da técnica camarária envolvida no projeto. Os temas trabalhados no ano letivo transato foram “Água, resíduos e energia”, a “Floresta”, e o “Mar”, sendo as “Comunidades sustentáveis” e os “Espaços exteriores” os temas em análise em 2019-2020.
Eco-Escolas é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, com o objetivo de contribuir para que as crianças e jovens aprendam a ser cidadãos. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. Direcionado para todos os níveis de ensino, o programa tem uma coordenação multinível – internacional, nacional, regional e escola – que permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns, que respeitam a especificidade de cada estabelecimento de ensino relativamente aos seus alunos e caraterísticas do meio envolvente.