- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- CAR Anadia é “aposta ganha”
CAR Anadia é “aposta ganha”
área de conteúdos (não partilhada)Centro de Alto Rendimento de Anadia é uma “aposta ganha”
O Município de Anadia celebrou no passado dia 21 de setembro, o 15º aniversário do Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia – Velódromo Nacional, localizado em Sangalhos, numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias. Durante a sessão foram também entregues as distinções de Mérito Desportivo às associações, atletas e personalidades ligadas ao desporto pelos feitos alcançados na época desportiva 2023/2024.
A Câmara Municipal de Anadia agraciou os atletas e entidades que, de forma direta ou indireta, contribuiram, ao longo destes 15 anos, para o engrandecimento e projeção do CAR, a nível nacional e internacional, levando assim bem longe o nome de Anadia, da região e do país. Fundação do Desporto; Confederação do Desporto de Portugal; Instituto Português do Desporto e Juventude; Associação de Ciclismo da Beira Litoral; Comité Paralímpico de Portugal; Comité Olímpico de Portugal; e Secretaria de Estado do Desporto foram algumas das entidades distinguidas. Foram ainda atribuídas distinções Especiais aos atletas Iúri Leitão, Rui Oliveira, Filipa Martins, Nelson Oliveira, Telmo Pinão, ao técnico Gabriel Mendes e ao dirigente Delmino Pereira.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, referiu que “ao valorizar e promover o desporto e a atividade física, o Município reforça a dimensão nacional e internacional do concelho e da região”.
Relativamente ao Centro de Alto Rendimento, explicou que quando o Município decidiu avançar com a sua construção teve em conta que a infra-estrutura “não seria apenas útil para atletas e modalidades”, mas também “seria um motor de desenvolvimento do concelho, e uma janela de Anadia aberta para o mundo”. “Hoje sabemos que, à custa do desporto de alto rendimento, a exposição do nome Anadia e do concelho tem sido gigante e que aquilo que parecia inicialmente uma “loucura” é, hoje, comprovadamente, uma aposta ganha”, afirmou.
Maria Teresa Cardoso adiantou ainda que “as medalhas alcançadas, recentemente, nos Jogos Olímpicos por atletas que treinaram aqui, ficarão para sempre associadas a Anadia. A conquista destas medalhas é um orgulho, mas é também o pináculo de um amplo trabalho realizado ao longo de anos”.
Aproveitando a presença dos responsáveis da tutela do desporto, a autarca realçou a necessidade de “estabelecer sinergias com entidades públicas e privadas, que nos permitam investir na atualização constante e reforço dos equipamentos disponibilizados e na manutenção desta infraestrutura que tem de estar preparada e ajustada para as diferentes utilizações, sejam de treino ou de competição”.
A edil anadiense destacou “o trabalho que as associações têm desenvolvido, a nível desportivo, e que tem sido importantíssimo e tem marcado a diferença na vida de muitos atletas”. Daí que na cerimónia, se tenha juntado, propositadamente, várias gerações, várias modalidades e vários níveis de competição, “porque todos são importantes e porque todos honram o nome de Anadia”.
O Secretário de Estado do Desporto felicitou o Município de Anadia pela “visão e coragem” que teve em levar por diante a construção deste equipamento, preservando-o “com muito orgulho”. Dirigiu também uma palavra às federações residentes que têm sabido, neste espaço, potenciar as capacidades dos atletas, conquistando resultados de excelência para Portugal”.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, referiu o facto de “Anadia se orgulhar do seu associativismo desportivo”, acrescentando que “se temos hoje esta infra-estrutura, isso deve-se, em muito, aos nossos clubes e ao trabalho dos dirigentes, técnicos e atletas que, diariamente trabalham o desporto”.
“Foram 15 anos de desafios, de confiança, de muito trabalho e de muito orgulho para manter esta casa ativa”, sublinhou o autarca Jorge Sampaio, recordando que “a obra nasceu da confiança de todas as partes envolvidas”. Deu ainda a conhecer que, ao longo destes 15 anos, passaram pelo CAR, atletas de cerca de 80 países, considerando que “o nosso problema atual é gerir a procura”.
Não podendo estar presente, o Primeiro-Ministro, Luis Montenegro, enviou uma mensagem de video, endereçando os parabéns ao Município de Anadia pelo aniversário do CAR, bem como às federações e atletas que têm utilizado aquelas instalações e, dessa forma, alcançado títulos de excelência em várias competições internacionais e olímpicas.
A cerimónia contou ainda com alguns momentos de animação protagonizados pelo grupo Groovart.