- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Apresentação do "Anadia Digit@ll"
Apresentação do 'Anadia Digit@ll'
área de conteúdos (não partilhada)MAIS DE 1 MILHÃO DE EUROS PARA POTENCIAR O COMÉRCIO LOCAL EM ANADIA
Mais de sete dezenas de pessoas, ligadas ao comércio local, estiveram presentes na sessão de apresentação pública do projeto “Anadia Digit@ll”, no âmbito do programa “Bairros Comerciais Digitais”, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, que decorreu na passada sexta-feira, 16 de fevereiro, no Gabinete de Apoio ao Comércio Local, localizado na Loja do Cidadão, em Anadia.
A sessão, presidida pela presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, contou com a presença de Cristina Pinto, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, e de Catarina Paiva, do Turismo de Portugal, bem como de representantes da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e outras entidades parceiras.
O projeto, dinamizado em parceria com a ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada, com a duração de dois anos (2024/2025), visa modernizar e potenciar o comércio na cidade de Anadia, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão de euros.
Para além da apresentação do projeto “Anadia Digit@ll”, procedeu-se também à assinatura do protocolo entre o Município de Anadia e o Turismo de Portugal, no âmbito da “Formação + Próxima”. A ACIB apresentou ainda o projeto “Aceleradoras de Comércio Digital” e o Município deu a conhecer o regulamento sobre os incentivos e benefícios fiscais e bolsas municipais.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, “hoje começa uma nova era no comércio local de Anadia”. Anunciou que, entre a candidatura dos Bairros Digitais e o orçamento da Câmara, o Município tem, para os anos 2024 e 2025, mais de um milhão de euros para apoiar o comércio local. “O objetivo é criar uma nova geração de comércio local, mais moderna, dinâmica, forte e atrativa”, adiantou.
Jorge Sampaio referiu que, nos últimos dois anos, em parceria com a ACIB e as Juntas de Freguesia, “temos vindo a fazer um levantamento para conhecer o nosso tecido comercial local com o intuito de desenhar ações para ajudar e apoio o comércio”.
Aproveitou o momento para dar a conhecer a criação de duas novas estruturas complementares para apoiar o comércio e a indústria: o “Conselho Estratégico”, abrangente a todo o comércio do concelho, constituído por representantes de várias entidades e organismos locais e regionais, e o “Conselho Empresarial” mais centrado nas empresas.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Maria Teresa Cardoso, considerou que se encontram “reunidas todas as condições para podermos fazer muito mais e melhor, em prol do comércio local e dos operadores económicos do concelho”.
“O que se pretende com esta nova ferramenta é valorizar e potenciar o comércio local, e acima de tudo que os agentes económicos fiquem mais capacitados e possam atrair mais consumidores”, adiantou ainda a edil.
Maria Teresa Cardoso salientou que “este é um desafio para o Município, mas é o também para todos os comerciantes”, acrescentando que “o sucesso de todas as medidas apresentadas depende da forma como o tecido comercial as souber aproveitar com a colaboração do Município e da ACIB”.
A autarca referiu que uma das pretensões da edilidade “é que estas medidas se possam alargar a todo o território do concelho, por forma a que o comércio local possa crescer e o Município tenha uma outra dinâmica comercial”. Deixou uma palavra de agradecimento a todos os comerciantes presentes, bem como aos representantes dos vários organismos e entidades presentes que tornam possível levar por diante este projeto.
O “Anadia Digit@ll” abrange as principais ruas do núcleo urbano de Anadia, abarcando mais de 200 estabelecimentos com uma componente de intervenção no espaço público e outra de capacitação digital. O projeto prevê a reabilitação urbanística, a instalação de sistemas de conetividade comuns e de mobiliário urbano, marketplace, aplicação móvel, experiência e monitorização de consumo, gestão de tráfego e afluência, feira digital, integração de soluções logísticas coletivas, sistema de informação de estacionamento e outras soluções digitais para estimular o comércio local.