- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Aprovação do Orçamento para 2024
Aprovação do Orçamento para 2024
área de conteúdos (não partilhada)Assembleia Municipal aprovou Orçamento para 2024
A Assembleia Municipal de Anadia aprovou por maioria, a 14 de dezembro, a proposta de Orçamento apresentada pela Câmara Municipal, no valor de 36.277.000 euros, bem como as Grandes Opções do Plano (GOP) e o Mapa do Pessoal para o ano de 2024.
O investimento em parques industriais no concelho vai continuar a ser uma das principais preocupações do executivo municipal em 2024. Exemplo disso são as intervenções que estão a ser realizadas na Zona Industrial de Amoreira da Gândara, com a sua ampliação, e a construção da Zona Industrial do Vale Salgueiro, em Anadia. Estas são duas das prioridades da Câmara Municipal, dada a sua importância em termos económicos para o concelho. Estes investimentos irão dotar o concelho de áreas industriais infraestruturadas e mais amplas, para atração e captação de investimento privado, nacional e estrangeiro.
Indústria e energia (27%), serviços auxiliares de ensino (10%), administração geral (7%), transportes rodoviários (7%), resíduos sólidos (6%), transferências entre administrações (5%), abastecimento de água (4%), cultura (4%), habitação (4%), saúde (3%), proteção civil e luta contra incêndios (3%), desporto, recreio e lazer (3%), ordenamento do território (3%), saneamento (2%) e ação social (2%) são as áreas que absorvem as maiores verbas do “bolo” orçamental.
Os documentos aprovados incluem ainda um conjunto de significativos investimentos já aprovados no ano em curso e cujas empreitadas se estão a desenvolver, nomeadamente nas áreas da indústria, da habitação, da rede viária, das redes de abastecimento de água, da educação e do alojamento estudantil.
Ainda de acordo com o documento, as juntas de freguesia vão ter um incremento de cerca de 6%, reforçando assim a sua capacidade financeira para a atividade corrente e para a realização de investimentos.
O plenário aprovou ainda as propostas de aditamento à proposta de fixação da taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis a aplicar aos prédios urbanos, e a alteração ao Regulamento de Organização dos Serviços do Município de Anadia.
A Assembleia Municipal elegeu ainda o presidente da União das Freguesias de Arcos e Mogofores, Fernando Fernandes, como representante das Freguesias do Município no Conselho Municipal de Saúde.