- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Unidade de Saúde Familiar em São Lourenço do Bairro
Unidade de Saúde Familiar em São Lourenço do Bairro
área de conteúdos (não partilhada)Inauguração de Unidade de Saúde Familiar em São Lourenço do Bairro
A Unidade de Saúde Familiar (USF) - Pessoas, sediada em São Lourenço do Bairro, foi inaugurada esta quarta-feira, 6 de dezembro, pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Pedro Almeida. A nova USF, denominada “Pessoas”, para além da unidade de São Lourenço do Bairro, conta ainda com mais dois polos em Aguim e Vilarinho do Bairro, abrangendo um total de mais de 9.400 utentes.
Na ocasião, Maria Teresa Cardoso congratulou-se com a abertura da segunda USF no concelho. A primeira foi a “Anadia Saúde”, localizada no Centro de Saúde de Anadia, que entrou em funcionamento, em setembro, no seguimento da requalificação das instalações. A autarca adiantou que falta ainda constituir uma terceira, em Sangalhos. Recordou que, até há pouco tempo, “Anadia era o único concelho” da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro que não tinha este tipo de unidades. “Felizmente, chegamos ao final de 2023 com duas unidades em funcionamento, melhorando assim o posicionamento de Anadia”, acrescentou. Sublinhou também que esta USF “trará vantagens”, mas “também mais responsabilidades” para os profissionais de saúde, desejando que “seja uma mais-valia para os seus utentes, com o melhor atendimento possível”.
A presidente da Câmara Municipal referiu-se ainda ao facto de terem sido implementadas algumas melhorias nas instalações, tanto em São Lourenço do Bairro como na Unidade de Vilarinho do Bairro, nomeadamente ao nível da climatização, “melhorando o conforto dos utentes e dos seus profissionais de saúde”. Adiantou que “há condições” para que, no futuro, “possa ser feita a requalificação/ampliação” do edifício, uma situação que o Município de Anadia está a trabalhar, por forma “a aproveitar os fundos comunitários do Portugal 2030”. Referiu-se ainda ao projeto de requalificação da Unidade de Saúde de Sangalhos que “já se encontra fechada” e cuja empreitada “deverá ser lançada no decorrer do próximo ano”. “O objetivo é que haja uma melhoria na prestação de serviços e que se criem melhores condições de trabalho”, afirmou.
Maria Teresa Cardoso manifestou ainda alguma apreensão relativamente à entrada em funcionamento, em janeiro de 2024, da ULS – Unidade Local de Saúde de Aveiro, onde está integrado o concelho de Anadia. “Ainda não sabemos bem como é que vai ser feita a gestão dos recursos. Essa é a parte mais expectante. Penso que o próximo ano vai ser um desafio para todos nós”.
Para Pedro Almeida “o nome ‘USF – Pessoas’ foi muito bem conseguido”, salientando que “a promoção e a prevenção da saúde é, cada vez mais, um dos pilares da saúde primária”. Deu os parabéns a todos os profissionais, desejando a maior das felicidades para que tudo corra pelo melhor, afirmando que “o desafio que têm pela frente é grande”.