- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- 39.º FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM DEDICA DIA A ANADIA
39.º FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM DEDICA DIA A ANADIA
área de conteúdos (não partilhada)39.º FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA DE SANTARÉM DEDICA DIA A ANADIA
Anadia é um dos municípios convidados do 39.º Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, o mais antigo festival de gastronomia do país, que vai decorrer entre 24 de outubro e 3 de novembro de 2019. O anúncio foi feito no passado dia 19 de setembro, em Anadia, no Museu do Vinho Bairrada, por João Teixeira Leite, presidente da “Viver Santarém”, empresa organizadora do festival.
O dia 1 de novembro será dedicado a Anadia, que estará, por isso, em grande evidência no certame. Serão apresentadas as principais iguarias gastronómicas do concelho, sem esquecer a doçaria tradicional, e sempre em harmonia com os néctares bairradinos, com destaque para os espumantes.
Por ocasião do anúncio, o representante da comissão organizadora fez uma breve apresentação da feira, considerando que “este vai ser um momento especial, onde Anadia poderá fazer a promoção da sua gastronomia”. Adiantou que, ao longo do dia dedicado a Anadia, a região Bairrada vai, através do município convidado, poder apresentar um conjunto de atividades e iniciativas para divulgar os seus produtos endógenos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, agradeceu o convite feito para Anadia estar presente neste certame gastronómico de referência nacional. “Aceitamos este convite, porque Anadia é um concelho de desafios”, afirmou.
A autarca referiu ainda que o setor da enogastronomia, associado à cultura, tem ganho uma grande importância nos últimos anos, contribuindo para o desenvolvimento da economia local. Destacou a área dos vinhos, e a conquista, pelos vinhos bairradinos, de inúmeros prémios em concursos internacionais, graças aos quais o concelho e a região ganham uma maior visibilidade.
O primeiro Festival Nacional de Gastronomia teve lugar em 1981, e, desde então, tem levado a Santarém os melhores restaurantes das regiões turísticas, e contribuído para a preservação do património gastronómico português.