- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Sessão de esclarecimento sobre Alta Velocidade
Sessão de esclarecimento sobre Alta Velocidade
área de conteúdos (não partilhada)Sessão de esclarecimento sobre Linha de Alta Velocidade bastante participada
Com o intuito de esclarecer dúvidas sobre os impactos que a construção da nova Linha de Alta Velocidade causará no concelho, em termos ambientais, sociais e económicos, o Município de Anadia organizou uma segunda sessão de esclarecimento pública, bastante participada, sobre o Estudo de Impacte Ambiental do troço Soure/Aveiro, que contou com a presença do vice-presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes.
Na sua intervenção, o responsável da IP deu a conhecer o investimento que está a ser realizado na rede ferroviária nacional, acrescentando que a Linha de Alta Velocidade irá desempenhar um papel importante em todo o sistema ferroviário, explicando também as razões do porquê da opção de construção da linha de Alta Velocidade em bitola ibérica, em detrimento da europeia. A equipa da IP deixou ainda transparecer que o Eixo 4 - Alternativa 1 é a que, entre todas, deverá ser a opção escolhida pela Agência Portuguesa do Ambiente, dado que apresenta menor impacto na construção do traçado, na afetação de habitações, penalizando, contudo, mais áreas de vinhedos.
À semelhança da primeira sessão, foram várias as preocupações e dúvidas apresentadas pelas pessoas presentes. O impacto nos vinhedos da Bairrada e consequentes paisagens, os valores das compensações e indemnizações em todo o processo inerente às expropriações e o impacto económico na atividade do setor vitivinícola e do enoturismo foram algumas das questões suscitadas.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, encerrou a sessão, reiterando a posição desfavorável do Município em relação aos traçados propostos da Linha de Alta Velocidade, sublinhando os efeitos negativos de tal construção para o concelho. A autarca realçou ainda o parecer emitido pelo executivo municipal, assim como a moção aprovada pela Assembleia Municipal contra a Linha de Alta Velocidade.
Recorde-se que se encontra a decorrer até ao dia 31 de julho o período de consulta pública do Estudo de Impacte Ambiental do troço Soure/Aveiro da Linha Ferroviária de Alta Velocidade. Qualquer pessoa, empresa, associação ou entidade pode manifestar a sua opinião sobre este estudo prévio através do portal Participa.pt.