- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Inauguração do quartel da GNR
Inauguração do quartel da GNR
área de conteúdos (não partilhada)Ministro inaugura requalificação e ampliação do quartel da GNR de Anadia
As obras de requalificação e ampliação do quartel do Destacamento Territorial da GNR de Anadia foram inauguradas, na passada sexta-feira (24 de março), numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. A empreitada resulta de um investimento superior a um milhão e duzentos mil euros.
A intervenção permitiu reorganizar todo o espaço interior, criando uma maior funcionalidade dos serviços, tanto para os militares como para os cidadãos. No rés do chão funcionam os serviços adstritos ao Posto Territorial e os serviços gerais do quartel. No primeiro andar, encontram-se as valências afetas ao Comando do Destacamento Territorial e o dormitório. Na parte de trás do edifício, foi criado um novo espaço de apoio, para garagens, áreas técnicas e arrecadações.
Na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, deixou uma palavra de agradecimento público à Secretaria Geral da Administração Interna e à Guarda Nacional Republicana pela disponibilidade e colaboração institucional, bem como ao Ministério da Administração Interna, que autorizou e homologou todos os contratos que foram estabelecidos. Teresa Cardoso realçou “as excelentes condições de trabalho” que os militares da GNR têm, a partir de agora, com o renovado espaço, contudo alertou o Ministro da Administração Interna para a necessidade de se recrutarem “mais efetivos” para o Posto, assim como para a necessidade de dotá-lo de mais e melhores equipamentos, nomeadamente de “viaturas novas”, para que, dessa forma, “possam responder a todos os níveis de intervenção como patrulhamento, fiscalização ambiental, investigação policial ou criminal, e também reforço e apoio na vigilância e deteção de incêndios”. A autarca reiterou ainda que o Município de Anadia tem em curso um projeto para a instalação de videovigilância no Parque Urbano. “Aguardamos que seja aprovado e autorizada a sua execução, uma vez que está em causa a salvaguarda e a proteção de bens e pessoas num espaço urbano, recentemente construído”, adiantou.
Na sua intervenção, José Luís Carneiro deixou também um agradecimento público à autarquia pela disponibilidade para o estabelecimento deste tipo de acordo para a requalificação das instalações, bem como toda a agilização dos procedimentos para a concretização da intervenção. Relativamente à necessidade de novas viaturas, o membro do Governo anunciou que, neste momento, está a decorrer o respetivo procedimento para a aquisição das mesmas.
Recorde-se que a requalificação e ampliação do quartel resulta de um Contrato de Cooperação Interadministrativa entre o Município de Anadia, a Secretaria Geral da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana. Durante o período em que decorreram as obras, o Destacamento Territorial da GNR de Anadia funcionou, provisoriamente, na antiga Escola Secundária de Anadia (Colégio Nacional).