- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Prorrogação do período de vigilância da floresta
Prorrogação do período de vigilância da floresta
área de conteúdos (não partilhada)PERÍODO DE VIGILÂNCIA MÓVEL DA FLORESTA FOI PRORROGADO
Tendo em conta as previsões de tempo quente e seco e de ventos fortes para os próximos dias, o Município de Anadia, em articulação com o Serviço de Proteção Civil Municipal, decidiu prorrogar por mais duas semanas a vigilância móvel da floresta no concelho de Anadia. O período de vigilância móvel protocolado em junho com as freguesias de Avelãs de Cima, Moita e Vila Nova de Monsarros e as associações de apoio florestal e ambiental de Avelãs de Cima, Ferreiros e Algeriz foi prolongado até ao dia 16 de outubro.
Recorde-se que a vigilância visa contribuir para a redução do número de ocorrências de incêndios, identificando potenciais agentes causadores e dissuadindo comportamentos que propiciem esses acontecimentos. Pretende-se com esta ação proteger a mancha florestal do concelho com grande expressão na economia local, e dar mais tranquilidade às populações isoladas que vivem em redor da mesma.
A vigilância móvel é realizada em articulação com a Guarda Nacional Republicana, os Bombeiros Voluntários de Anadia, o Coordenador Municipal da Proteção Civil e o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Anadia. O Posto de Vigia do Moinho do Pisco, na Freguesia de Avelãs de Cima, que integra a rede primária da Rede Nacional de Postos de Vigia, irá manter-se ativo até novembro.
A Proteção Civil Municipal de Anadia apela à população para que não realize queimas de amontoados durante o mês de outubro, face às condições atmosféricas e tendo em conta ainda o período de seca severa que afeta o país.
Entre 1 de janeiro a 20 de setembro, no concelho de Anadia, foram registadas 30 ocorrências relativas a incêndios agrícolas e florestais, tendo ardido, no total, cerca de dois hectares.