- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Torres: "Aldeia de Portugal"
Torres: 'Aldeia de Portugal'
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO ENTREGA CERTIFICADO “ALDEIAS DE PORTUGAL” À ALDEIA DE TORRES
O Município de Anadia vai entregar o certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia de Torres, numa cerimónia protocolar que terá lugar a 9 de outubro, pelas 17h, na Festa do Bunho e do Junco. O certificado será dado à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, legítima representante da aldeia de Torres.
A atribuição do certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia de Torres resulta de uma candidatura apresentada pelo Município de Anadia e pela Freguesia de Vilarinho do Bairro, aprovada no âmbito da Ação 10.3 “Atividades de Cooperação dos GAL”, da Medida n.º 10 – Leader, do PDR (Programa de Desenvolvimento Rural do Continente) 2020.
A rede “Aldeias de Portugal” pretende ser uma montra de boas práticas no desenvolvimento rural, promovendo a preservação do património, as boas práticas ambientais, a inclusão social, a melhor utilização dos recursos locais, a exploração de novos usos para recursos e técnicas locais, o trabalho em cooperação interna nas aldeias da rede e também de cooperação internacional para o desenvolvimento rural. Esta rede promove a busca de uma identidade rural que complementa o urbano, apostando na diferenciação e captação de fluxos e residentes.
Na reunião de câmara realizada a 22 de setembro, o Município de Anadia deliberou atribuir quatro mil euros à Associação Recuperar a Aldeia de Torres, para apoiar a realização da Festa do Bunho e do Junco, no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural.
A Festa do Bunho e do Junco vai decorrer em Torres, de 7 a 9 de outubro. Este evento visa divulgar o trabalho artesanal em bunho e junco, realizar atividades performativas relacionadas com as tradições da terra, e dar a conhecer o património material e imaterial da aldeia. No recinto da festa, haverá um mercadinho para venda de produtos da terra e produtos artesanais e exposições de utensílios agrícolas, artesanato e bordados. O programa inclui também artesãos a trabalhar ao vivo, jogos tradicionais e animação musical, entre outras atividades.