- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Associação de Museologia distingue M2R
Associação de Museologia distingue M2R
área de conteúdos (não partilhada)PRÉMIOS APOM 2022 DISTINGUEM MUSEU DAS DUAS RODAS
O M2R – Museu das Duas Rodas, localizado no Velódromo Nacional, em Sangalhos, foi distinguido pelos Prémios APOM 2022, da Associação Portuguesa de Museologia, com duas menções honrosas, nas categorias "Aplicação de Gestão e Multimédia" e "Inovação e Criatividade", entre 270 candidaturas.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal de Anadia, Jorge Sampaio, estas distinções são “um reconhecimento do trabalho efetuado pelo Município de Anadia e pelas diversas entidades que estiveram ligadas à sua criação”, acrescentando ainda que “as distinções não são só para o M2R, mas para todos aqueles que cederam peças ao museu”. O autarca considera que “estes galardões são demonstrativos da história que a nossa região tem no setor das duas rodas”.
A diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, em mensagem endereçada à presidente da Câmara Municipal de Anadia, felicitou o Município e o Museu das Duas Rodas pela atribuição das menções honrosas, considerando que “estas distinções visibilizam uma aposta coerente na promoção cultural e artística do concelho, evidenciando o trabalho desenvolvido por um corpo técnico qualificado e dedicado, que tem contribuído para incrementar a qualidade da rede de museus e a qualidade da oferta cultural da região”.
Recorde-se que o M2R foi inaugurado há cerca de um ano, tendo já sido visitado por milhares de pessoas, oriundas de vários pontos do país e também do estrangeiro. Único no país, dá a conhecer a história local, nacional e até mundial da motorizada e da bicicleta, mostrando a sua forte ligação ao concelho de Anadia, assim como a importância desta indústria para a economia da região. Além de bicicletas e motorizadas, o museu conta com uma grande panóplia de peças e acessórios que marca também a história do ciclismo e do motociclismo local, regional e nacional.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM), fundada em 1965, é a primeira organização profissional ligada aos museus a ser fundada em Portugal. Tem por finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus segundo os critérios estabelecidos pelo estatuto do International Council of Museums; promover o conhecimento da museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam; e realçar a importância do papel desempenhado pelos museus e pela profissão museológica em cada comunidade e entre povos e culturas.