- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Centro de Saúde de Anadia ocupa instalações provisórias
Centro de Saúde de Anadia ocupa instalações provisórias
área de conteúdos (não partilhada)PRESIDENTE DA ARS CENTRO VISITOU INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS DO CENTRO DE SAÚDE DE ANADIA
A presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, Rosa Reis Marques, visitou, ontem (dia 1), as instalações provisórias do Centro de Saúde de Anadia. A visita foi acompanhada pelo diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Vouga, Pedro Almeida, pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, e pela vereadora Jennifer Pereira.
Os serviços foram instalados no 1.º piso do edifício da antiga Escola Secundária de Anadia, na Avenida 25 de abril, em Anadia, entrando em funcionamento amanhã (dia 3). A entrada para o edifício é feita a partir da Rua das Cabines. Assim será enquanto decorrerem as obras de reabilitação no edifício do Centro de Saúde de Anadia, na Avenida Eng. Tavares da Silva, em Anadia. Para acolher os serviços, o Município de Anadia levou a efeito um conjunto de obras de adaptação, para criar as condições necessárias para o seu funcionamento e também condições de conforto para profissionais de saúde e utentes. A adaptação das instalações e a melhoria das acessibilidades ao edifício representam um investimento de cerca de 450 mil euros.
Aproveitando a sua deslocação a Anadia, a presidente da Câmara Municipal deu ainda a conhecer à responsável máxima da ARS Centro o projeto de “Reestruturação e Reabilitação do Centro de Saúde de Anadia”, cuja empreitada, orçada em mais de um milhão e 200 mil euros, deverá arrancar nos próximos dias. O prazo de execução é de 10 meses. A reestruturação tem em vista a criação de condições físicas para a implementação de uma Unidade de Saúde Familiar e de um gabinete dedicado à saúde oral, dotado de equipamentos necessários ao seu bom funcionamento.
Além da reorganização e adaptação de alguns espaços, será também feita a remodelação da instalação da rede e a substituição de todos os equipamentos de climatização e ventilação. O aquecimento de água será concebido através de um sistema solar, apoiado por uma caldeira mural e um depósito de 500 litros, permitindo triplicar os banhos necessários aos profissionais de saúde. Vai ser instalado um parque fotovoltaico, com 42 painéis solares, estando também prevista a criação de um posto de carregamento rápido de veículos elétricos, com uma alimentação de energia elétrica proveniente do parque fotovoltaico, diminuindo o impacto ambiental. A parte exterior também será alvo de intervenção: reabilitação de pavimentos degradados em zonas de circulação automóvel e pedonal, construção de novos passeios, reabilitação dos muros de vedação e suporte de terras e instalação de nova sinalização horizontal e vertical para as vias de circulação automóvel.