- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Aprovação de moção de apoio à Ucrânia
Aprovação de moção de apoio à Ucrânia
área de conteúdos (não partilhada)ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVOU MOÇÃO DE APOIO À UCRÂNIA
A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na sessão realizada a 28 de abril, uma moção, apresentada pela bancada municipal do Movimento Independente Anadia Primeiro, de apoio ao Estado e ao povo da Ucrânia.
Os deputados municipais “repudiam” e “condenam” a agressão militar à Ucrânia por parte da Rússia. “Para além do repúdio e condenação desta cruel e criminosa invasão, a Assembleia Municipal manifesta o seu total apoio e solidariedade ao Estado e Povo da Ucrânia”, pode ler-se no documento. A Assembleia Municipal de Anadia manifesta, assim, “a sua solidariedade para com todas as pessoas em território russo que, com grande coragem, têm expressado a sua condenação pela ingerência e submissão violenta e forçada da Federação Russa ao Estado da Ucrânia”.
Com este gesto, o plenário pretende, “reforçar e afirmar de forma formal e oficial” a solidariedade que o povo de Anadia já evidenciou em campanha articulada entre o Município de Anadia e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Na moção, pode ainda ler-se que “Anadia está solidária com o sofrimento do povo da Ucrânia assim como está e estará decerto solidária com todos os povos que são ou venham a ser espoliados da sua condição de livres e independentes”. A moção vai agora ser enviada à Embaixada da Ucrânia em Portugal, à Associação dos Ucranianos em Portugal e aos meios de comunicação social nacionais.
Recorde-se que a Federação Russa iniciou, a 24 de fevereiro de 2022, em clara violação do Direito Internacional, da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma invasão ilícita da Ucrânia, país soberano, democrático e independente. Esta invasão já causou a morte de milhares de civis inocentes, e tem prosseguido o seu curso de destruição em flagrante desrespeito e desprezo pela vida humana, pela paz e pela liberdade e coexistência pacífica entre os povos.