- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
área de conteúdos (não partilhada)Abril é o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância. Um laço azul é o símbolo desta campanha que tem como lema “Serei o que me deres… que seja AMOR”. No concelho de Anadia, esta iniciativa está a ser desenvolvida pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Anadia. Dar visibilidade à prevenção e ao combate de situações de maus tratos na infância é o principal objetivo da campanha.
Para envolver toda a comunidade anadiense nesta causa, a CPCJ de Anadia está a preparar diversas atividades, tendo já lançado um desafio a educadores e professores de estabelecimentos do concelho para que desenvolvam trabalhos com os alunos sobre a campanha. A Câmara Municipal de Anadia já se associou a esta causa, decorando edifícios municipais com luzes e laços azuis. A população também está convidada para participar nesta iniciativa, através da construção de um laço azul, que possa ser colocado numa janela de casa.
A “campanha do laço azul” iniciou-se em 1989, nos Estados Unidos da América. A inspiração desta iniciativa foi uma avó, Bonnie Finney, que amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem sobre o significado da mesma. A fita azul serviu para chamar a atenção para os maus tratos a que a sua neta tinha sido sujeita, assim como o seu neto, que consequentemente acabou por falecer. Bonnie Finney escolheu o azul por se aproximar à cor das lesões.
Esta campanha, que começou como uma homenagem da avó ao neto, expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória das crianças que morreram devido a maus tratos e também para prevenir o abuso infantil e a negligência.