- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Vencedores da Fase Municipal do CIL
Vencedores da Fase Municipal do CIL
área de conteúdos (não partilhada)FASE FINAL DO CONCURSO INTERMUNICIPAL DE LEITURA VAI CONTAR COM 4 ANADIENSES
A 18 de fevereiro, o Cineteatro Anadia foi palco da 9.ª edição da Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura, na qual participaram 19 alunos de estabelecimentos escolares do concelho. Pedro Leitão, aluno do Centro Escolar de Sangalhos, alcançou o 1.º lugar na categoria do 1.º ciclo do Ensino Básico. Joana Magalhães e Íris Silva, alunas do Colégio Salesianos de Mogofores, foram, respetivamente, as vencedoras nas categorias dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Alice Duarte alcançou o melhor resultado na categoria do Centro Qualifica. Constança Seabra, aluna do Colégio de Nossa Senhora da Assunção, venceu na categoria do Ensino Secundário. Pedro Leitão, Joana Magalhães, Íris Silva e Constança Seabra irão representar o concelho de Anadia na Fase Final do Concurso Intermunicipal de Leitura, que terá lugar em Estarreja, a 23 de abril, e que não inclui alunos do Centro Qualifica.
No Cineteatro Anadia, os participantes prestaram provas de leitura e de compreensão sobre as obras selecionadas para os quatro níveis de ensino: “O galo da velha Luciana”, de António Mota (1.º ciclo do Ensino Básico), “O estranhão”, de Álvaro Magalhães (2.º ciclo do Ensino Básico), “O número das estrelas”, de Lois Lowry (3.º ciclo do Ensino Básico e Centro Qualifica) e “Cemitério de pianos”, de José Luís Peixoto (Ensino Secundário). O júri do concurso foi constituído por três elementos, designadamente pela coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Isabel Nina, pela diretora da Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, Sílvia Marques, e pela escritora Ana Rodrigues. A sessão contou com um momento musical da Tuna da Universidade Sénior da Curia.
Em representação da presidente da Câmara Municipal de Anadia, a vereadora com o pelouro da Educação, Jennifer Pereira, sublinhou “o papel importantíssimo desta iniciativa na promoção de hábitos de leitura”, considerando ser “fundamental promover o prazer de ler e estimular o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura em crianças e jovens”. No que diz respeito à tarefa de promover a leitura, a vereadora destacou também “o importante papel das bibliotecas”. No seu entender, estes espaços “souberam adaptar-se” à evolução da sociedade e, cada vez mais, “as bibliotecas são de todos e para todos”. “Igualmente importante” – referiu – “tem sido a constante colaboração da Rede de Bibliotecas de Anadia e da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. Este trabalho de grupo e de entreajuda tem permitido prestar serviços de qualidade, com impacto positivo na população”, acrescentou a autarca, que aproveitou a oportunidade para agradecer aos responsáveis da comunidade educativa pela “forma convicta e robusta com que abraçaram esta iniciativa”.
O concurso escolar, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada de 11 municípios e tem como propósito principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura, contribuindo para o desenvolvimento de competências no âmbito da leitura.