- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- Cultura "Fora da Caixa"
Cultura 'Fora da Caixa'
área de conteúdos (não partilhada)CULTURA “FORA DA CAIXA” EM ANADIA, OLIVEIRA DO BAIRRO E TÁBUA
O Município de Anadia, juntamente com os seus congéneres de Oliveira do Bairro e Tábua, apresentou, a 24 de janeiro, no auditório do Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, o projeto de cultura em rede “Fora da Caixa”. A sessão de apresentação foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, contando ainda com a presença dos autarcas de Oliveira do Bairro e Tábua – Duarte Novo e Ricardo Cruz, respetivamente – da diretora Regional da Cultura do Centro, Suzana Menezes, e do vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, Luís Filipe Caetano.
O projeto “Fora da Caixa” acolhe um conjunto diversificado de atividades culturais, artísticas, lúdicas, turísticas e económicas, desde as mais tradicionais às mais contemporâneas, centradas em espetáculos musicais. Estas atividades constituem uma parte importante da matriz histórica e identitária dos territórios e das populações que neles habitam, e assumem a multiculturalidade enquanto fator de valorização e diferenciação, pela diversidade e pelo potencial que representam ao nível do estabelecimento de sinergias entre as comunidades intra e extra territórios. A programação cultural centra-se num conceito de itinerância com eventos inovadores, envolvendo as associações locais e outros agentes que, devido à pandemia de Covid-19, viram a sua atividade bastante reduzida, criando oportunidades e alavancando o desenvolvimento económico e social dos territórios.
Na sessão de apresentação, Maria Teresa Cardoso realçou o facto de este ser um projeto “diferente” e um “desafio para os três municípios”. Considerou ainda que o projeto “permite rentabilizar recursos e partilhar experiências, em termos de cultura”. Duarte Novo adiantou que “estas sinergias devem ser aproveitadas para dar a conhecer outras realidades”, sublinhando que são “também um desafio para o associativismo”. Ricardo Cruz acredita que estão reunidas as condições para que “este projeto cultural avance com sucesso”. O responsável da CCDR do Centro felicitou os três municípios por se terem unido em torno deste projeto cultural, referindo que o “Fora da Caixa” vai permitir “o reforço da matriz identitária” de cada concelho. No seu entender, é necessário ver a cultura como algo que atrai pessoas e cria valor. A diretora regional da Cultura, Suzana Menezes, explicou que esta “é uma medida estruturante de resposta à pandemia”, criada com o intuito de combater e mitigar as consequências do impacto nos agentes culturais”, acrescentando que “o projeto permite voltar a valorizar os artistas em palco”.
Os eventos têm início a 26 de fevereiro, em Tábua, e terminam a 1 de outubro, Dia Mundial da Música, em Anadia. O concelho de Anadia será palco de três eventos culturais, mais concretamente dos espetáculos “História da Música”, que será acompanhado por uma exposição itinerante intergeracional, “Musical na Vertical”, que decorrerá na Curia com a artista Sofia Escobar, e “Noite da Luz”, que encerra a programação do projeto.
O projeto de cultura em rede “Fora da Caixa” representa um investimento de cerca de 300 mil euros, que é financiado a 100% pelo Programa Operacional Regional do Centro – Portugal 2020.
EVENTOS: