- Início
- Serviços
- Comunicação
- Notícias
- INSCRIÇÕES ABERTAS
INSCRIÇÕES ABERTAS
área de conteúdos (não partilhada)CONFERÊNCIAS DE OUTONO
22 de novembro | Auditório do Museu do Vinho Bairrada (Anadia)
COORDENAÇÃO: Luís Mira Amaral e Miguel Frasquilho
ORGANIZAÇÃO: Município de Anadia e FNWAY Consulting & Innovation
INSCRIÇÕES (gratuitas)
- PROGRAMA:
- 9h00 | Receção dos participantes
- 9h30 | Sessão de abertura
. Câmara Municipal de Anadia
. FNWAY Consulting & Innovation
- 9h50 | CONFERÊNCIA 1 - ATRAÇÃO DE MÃO DE OBRA E INTEGRAÇÃO SOCIAL
Moderador: Miguel Frasquilho
Oradores:
Luís Pais Antunes [presidente do Conselho Económico e Social]
Alexandra Andrade [country manager do The Adecco Group]
José Aleixo Santiago [presidente do Conselho de Administração da Epedal – Indústria de Componentes Metálicos, S.A.]
- 12h40 | Pausa para almoço
- 14h00 | CONFERÊNCIA 2 - CAPTAÇÃO DE INVESTIMENTO EMPRESARIAL PELOS MUNICÍPIOS
Moderador: Luís Mira Amaral
Oradores:
Martins da Cruz [presidente do Conselho de Administração da Oeiras Valley Investment Agency]
Luís Pádua Gonçalves [senior inward investment manager da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal]
João Paulo Anjos [diretor do Departamento de Economia e Gestão Financeira e Patrimonial da Câmara Municipal de Anadia]
Mário Costa e Cátia Pêgo [jovens empresários nas áreas de restauração e publicidade]
- 17h00 | Encerramento
- RESUMO DA CONFERÊNCIA 1:
A “atração de mão de obra e integração social” é um dos desafios mais prementes para a economia e a sociedade portuguesas. Num contexto em que a imigração é uma das temáticas mais discutidas em Portugal, a capacidade de atrair talentos qualificados e integrar eficazmente a mão de obra no tecido social é fundamental para o crescimento e a inovação das empresas e, simultaneamente, para o fortalecimento da coesão social. Para discutir estas temáticas teremos especialistas de renome que nos trarão as suas visões sobre o tema.
- RESUMO DA CONFERÊNCIA 2:
Em democracia, numa 1.ª fase, as autarquias trataram das infraestruturas físicas essenciais aos seus concelhos, bem como dos sistemas de saneamento, tratamento e recolha de lixo e água. Hoje, temos ainda, em muitas delas, as carências habitacionais. Porém, nesta nova fase, destaca-se o desenvolvimento socioeconómico dos concelhos, que passa, não só mas também, pela atração de investimento empresarial.
A experiência de Oeiras, que nos vai ser relatada pelo embaixador António Martins da Cruz, presidente do Conselho de Administração da Oeiras Valley Investment Agency, agência que trata destas questões no concelho de Oeiras, é muito relevante nesta matéria. Com efeito, as autarquias não têm os poderosos sistemas de incentivos financeiros e fiscais para atrair o investimento, os quais são geridos pelas agências governamentais, mas podem e devem saber criar condições em termos de infraestruturas, habitação e ambientes cultural e desportivo, que permitam atrair e fixar quadros qualificados. Se o conseguirem fazer, como a experiência de Oeiras mostra, estão criadas as condições para que os quadros empresariais e os talentos gostem de viver e trabalhar nos concelhos, criando assim condições para que as empresas se possam estabelecer nesses locais.
A disponibilização dessas condições pelas câmaras municipais e o diálogo com as agências governamentais como o AICEP, cuja visão nos vai ser transmitida pelo Dr. Luís Pádua Gonçalves, senior inward investment manager, será certamente muito útil para se analisar as condições de Anadia para a atração e fixação de empresas. Esta visão será complementada pela contribuição de dois jovens empresários do concelho, bem como pela participação de um responsável da própria Câmara.
- CARTAZES: