- Início
- Serviços
- Educação
- Atividades / notícias
- Assinatura de protocolo da Escola da Bairrada
Assinatura de protocolo da Escola da Bairrada
área de conteúdos (não partilhada)Politécnico de Coimbra e municípios de Anadia e Mealhada assinam protocolo para implementação da Escola da Bairrada
O protocolo que tem por finalidade a implementação da Escola da Bairrada – Pólo do Instituto Politécnico de Coimbra, nos concelhos de Anadia e Mealhada, foi assinado, esta semana, por Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, e Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Na cerimónia, o presidente do IPC referiu tratar-se do “primeiro ato oficial” de um projeto que serve o propósito da instituição, que é “acrescentar valor para as pessoas, as empresas e todos os agentes que estão no território”. O responsável afirmou ainda que gostaria de inaugurar a escola no próximo ano letivo, sendo que é previsível que possa iniciar antes dessa data no domínio das pós-graduações, se estiverem todas as condições reunidas. A presidente da Câmara Municipal de Anadia mostrou-se satisfeita com a parceria e salientou que “vale a pena apostar no território da Bairrada” e nas suas potencialidades. Também a vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada realçou a importância da parceria e a “valorização da Bairrada”, particularmente nos setores-chave da educação, inovação, criatividade e empregabilidade.
A implementação da Escola da Bairrada visa promover a oferta formativa com vista ao desenvolvimento de formações superiores não conferentes de grau, como cursos técnicos superiores profissionais, microcredenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território dos municípios de Anadia e Mealhada. Este polo do IPC será criado no âmbito da candidatura aprovada aos programas “Impulso Jovens STEAM” e “Impulso Adultos”.
Segundo o protocolo, caberá ao Politécnico de Coimbra a coordenação e organização logístico-administrativa da Escola da Bairrada, o desenvolvimento da oferta formativa e a dinamização da mesma e da promoção da empregabilidade. Aos dois municípios caberá proporcionar os espaços físicos para a implementação da Escola da Bairrada, proporcionar/dinamizar condições de transporte entre o local da escola e as instalações onde se realizarem as formações no município, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento do(s) espaço(s), bem como promover a oferta formativa na região.