-
Início
-
Balcão Virtual
-
COVID-19
- Mensagens
Mensagens
área de conteúdos (não partilhada)
MENSAGENS DA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ANADIA
- 5 DE NOVEMBRO DE 2020
- NOVEMBRO DE 2020
Caras e caros munícipes,
É tempo de nos unirmos, de cuidarmos uns dos outros e de acreditarmos que, de facto, “vai correr tudo bem”. É tempo de sermos criativos e de aceitarmos a nova realidade de forma prudente e positiva. É tempo de valorizarmos e aproveitarmos, o melhor possível, o tempo que hoje nos parece ter mais tempo. É tempo de enfrentarmos, serenamente, o vírus que se espalhou pelo mundo, com esforço, coragem, determinação e responsabilidade.
O Município de Anadia continua na linha da frente, empenhado na proteção de todos os munícipes e atento à evolução da pandemia de Covid-19, no concelho, na região, no país e no mundo. Vencer este inimigo, invisível e perigoso, com efeitos negativos a nível social e económico, é, sem dúvida, atualmente, uma prioridade.
Nesta segunda fase da pandemia, mais perigosa que a primeira, contamos com uma arma preciosa: o conhecimento que nos tem vindo a ser transmitido por entidades oficiais e autoridades de saúde, e que é fundamental para diminuir as transmissões e prevenir as infeções. O novo coronavírus SARS-CoV-2 está a ser investigado e as conclusões dos estudos que têm vindo a ser apresentadas permitem-nos implementar estratégias mais eficazes para conter a propagação da doença Covid-19.
O problema está identificado. Concentremo-nos agora na solução, que exige o envolvimento de todos, enquanto agentes de saúde pública. Se cada um de nós assumir individualmente esta responsabilidade, cumprindo com rigor as normas e regras de higiene e segurança que são já do conhecimento de todos, será mais fácil superar esta ameaça.
Conto com a vossa colaboração!
novembro_Covid19_MunAnadia_Mensagem_PresidenteCâmara
- OUTUBRO DE 2020
Caras e caros munícipes,
O Município de Anadia acompanhou atentamente a preparação e o início do novo ano letivo nos estabelecimentos de educação e ensino do nosso concelho. Diretores, professores e pessoal não docente foram incansáveis na criação de condições para fazer da escola um espaço seguro, em tempo de pandemia de COVID-19.
Este retomar das aulas presenciais contou com o apoio antecipado do Município de Anadia, que implementou medidas de prevenção e contenção para mitigar a propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública do concelho de Anadia, que se encontram sob gestão municipal. Desta forma, o Município disponibilizou dispensadores de gel desinfetante, pedestais e de parede, e também termómetros laser, e distribuiu equipamento de proteção individual a auxiliares de ação educativa, profissionais que receberam também formação sobre medidas de prevenção à contaminação da COVID-19. Aos alunos foi entregue um kit de proteção individual, composto por três máscaras reutilizáveis e uma embalagem de gel desinfetante.
O Município de Anadia fez também questão de visitar todos os estabelecimentos da rede pública do pré-escolar e do 1.º ciclo, com uma equipa de profissionais de saúde e um elemento da Direção do Agrupamento de Escolas de Anadia, para vistoriar o cumprimento das medidas de segurança obrigatórias para redução do risco de contágio, reforçando informações e esclarecendo dúvidas. Igualmente importante foi o apoio monetário dado ao Agrupamentos de Escolas de Anadia, para compensar a despesa realizada com a aquisição de máscaras de proteção para a comunidade educativa, e ainda a adaptação da oferta de transporte escolar à nova realidade. O Município de Anadia está também preparado para, a qualquer momento, em caso de necessidade, implementar novas medidas e/ou reajustar as já existentes.
Sabemos, no entanto, que, nesta luta contra a COVID-19, todos contam. Assim, apelo a toda a comunidade anadiense para que, na escola, em casa e em todos os locais, na medida das suas possibilidades, tenha um comportamento responsável e exemplar, para que, juntos, possamos ultrapassar tranquilamente este período de pandemia. O Município de Anadia, como sempre esteve, vai continuar atento a toda a situação.
outubro_covid19_munanadia_mensagem_presidentecamara
- SETEMBRO DE 2020
Caros munícipes,
Setembro é mês de mudança. O início do ano letivo, o fim das férias de verão, a chegada do outono e o regresso ao trabalho com redobrada energia abrem um novo ciclo no calendário. Neste período de transição, é muito importante fazer balanços, que nos permitam refletir e tirar conclusões, capazes de gerar melhorias e progressos.
Assim, aproveito esta época para alertar e sensibilizar todos os munícipes para a importância do depósito de lixo em local apropriado. Nos últimos meses, temos verificado um grande aumento de infrações, tais como a colocação de lixo indiferenciado em ecopontos; papel, vidro e embalagens de plástico em contentores de lixo indiferenciado; lixo depositado fora dos contentores; e até monos abandonados em locais diversos. Em plena via pública, também é já notório o abandono de máscaras no chão. Todas estas condutas representam um atentado à saúde pública – que se agrava em tempo de pandemia – e ainda à saúde ambiental.
O serviço de recolha de lixo no nosso concelho, efetuado pelo Município de Anadia, nunca parou, mesmo durante o Estado de Emergência. As equipas responsáveis por esta área sacrificaram-se por todos nós, mas o seu trabalho não tem sido facilitado. Os maus exemplos suprarreferidos estão a sobrecarregar os meios humanos e materiais responsáveis pela recolha de resíduos e limpeza das ruas, tornando-se um encargo demasiado pesado e, por vezes, até incomportável para o Município de Anadia. Desta forma, o tempo de resposta a solicitações torna-se mais longo e o trabalho dos profissionais responsáveis, mais difícil de realizar.
Sabemos que a atual pandemia nos obrigou a mudar alguns hábitos, mas, no que diz respeito ao lixo, devemos ser rigorosos e cumprir escrupulosamente, todos os dias do ano, as regras tão simples que são já do conhecimento de todos. Refiram-se, por exemplo, não deitar lixo para o chão; acondicionar o lixo dentro de sacos fechados; ao depositá-lo, fechar sempre a tampa; se o contentor estiver cheio, colocar o lixo no contentor mais próximo. No que diz respeito aos monos, não devem ser colocados junto de contentores ou abandonados noutro local: para recolha de resíduos de grandes dimensões, ligue para o número verde 800 207 081 e solicite este serviço, gratuitamente, ao Município de Anadia.
Para que Anadia continue a ser um concelho limpo e amigo do ambiente, por si e por todos nós, colabore e incentive quem o rodeia a colaborar!
setembro_covid19_munanadia_mensagem_presidentecamara
- JUNHO DE 2020
Caro munícipe.
E, de repente, a nossa vida mudou...
Deparamo-nos com novos desafios,
que requerem respostas rápidas
e uma imensa capacidade de superação.
O Município de Anadia preparou
"ANADIA estamos JUNTOS",
um conjunto de medidas tendentes a
mitigar os problemas que afetam a nossa comunidade.
Vamos apoiar os nossos munícipes, instituições,
pequenos comércios e empresas.
É tempo de relançarmos a economia do nosso concelho
e de retomarmos o caminho
do crescimento sustentado e da qualidade de vida.
Com todos e para todos,
junho_covid19_munanadia_mensagem_presidentecamara
- 21 DE MARÇO DE 2020
Caros Munícipes,
Estava longe do nosso imaginário termos pela frente uma guerra tão dura contra um inimigo furtivo e perigoso, sem que para tal estivéssemos munidos das armas e dos meios necessários para travarmos o necessário combate.
Declarado o estado de emergência pelo Presidente da República, temos o dever de implementar as medidas daí decorrentes e de sensibilizar todos para a importância e necessidade de nos recolhermos, a fim de contribuirmos para evitar a propagação do contágio. Felizmente, o concelho de Anadia tem resistido e não faz parte dos números, diariamente anunciados, desta doença que não cessa de alastrar.O Município de Anadia, apesar de ter os seus equipamentos públicos encerrados, mantém muitos colaboradores em teletrabalho, continuando, deste modo, a ajudar a dar resposta às vossas preocupações.
Um grande número de colaboradores encontra-se, todos os dias, em serviço externo, assegurando a continuidade de serviços públicos essenciais que são da responsabilidade da autarquia, como é o caso do abastecimento de água à população, o funcionamento da rede de saneamento, e a recolha dos resíduos domésticos e a higiene urbana.
A equipa da acção social está também em contacto para, em articulação com as instituições sociais, as juntas de freguesia e outras entidades, poder contribuir para que sejam assegurados os serviços de proximidade aos mais idosos, a quem não tem apoio de retaguarda, ou aos casos sociais mais prementes. De igual forma, em coordenação com o Agrupamento de Escolas de Anadia e com o apoio das instituições sociais, asseguramos o fornecimento de refeições aos jovens alunos beneficiários do escalão A da ação social escolar.
Estamos, igualmente, em permanente contacto com a Autoridade de Saúde de Âmbito Local (Delegada de Saúde), com os responsáveis locais da Guarda Nacional Republicana, e com os Bombeiros Voluntários, acompanhando a evolução da situação e dando resposta pronta a estas entidades no sentido de ajudar a garantir-lhes os necessários meios e condições de atuação.
A todos agradeço a colaboração e o apoio.
E, em nome do Município de Anadia, gostaria de também de deixar expresso um sincero e profundo agradecimento a todos os serviços e profissionais que contribuem para garantir tudo o que é premente neste contexto de estado de emergência: desde a saúde à segurança, passando por quem assegura serviços mínimos, e por quem mantém a atividade das empresas, fornecedores e distribuidores de bens essenciais, bem como das farmácias, restaurantes e supermercados, entre muito outros.
Caros Munícipes.
Vivemos dias de incerteza e de ansiedade, porque não sabemos quando e como terminará esta paragem que se impõe nas nossas vidas. Sabemos, porém, que o futuro será difícil para todos: para os que governam, para os agentes económicos e para as famílias em geral.
Apesar do silêncio, que por vezes se critica sem conhecer os motivos subjacentes, quero deixar-vos a garantia de que conto com a incondicional colaboração do Executivo Municipal, cujos elementos estão em permanente contacto e atentos ao que se vai passando.
Não apresentaremos medidas avulsas, nem propostas que não consigamos executar. Foram já suspensos ou cancelados muitos dos investimentos imateriais, e adiaremos outros que nos propunhamos concretizar durante este ano civil. E, por isso, teremos tempo para, de forma responsável, sustentada e orientada, podermos tomar medidas e decidir apoios que, em conjunto com as propostas do Governo, possam ajudar a nossa economia e os munícipes.
Estaremos vigilantes e concentrados, sabendo poder contar com a compreensão e a serenidade de todos.
Para aqueles que se veem obrigados a esta paragem forçada, deixo a sugestão de que aproveitem estes dias para, no seio da família, fazerem uma reflexão e uma fruição partilhada dos valores da vida.
Pensemos de que forma poderemos, com simplicidade, relativizar tudo aquilo que nos consome no habitual frenesim do dia a dia, mas sem esquecer que, neste recato, muitas pessoas estarão sós. Desde logo, e em especial, os nossos idosos. Privados de receber visitas dos familiares e amigos, recomendo-lhes todas as cautelas, mas sem que isso os impeça de se manterem ativos, cooperantes e atentos.
Algumas palavras também para os nossos jovens, agora afastados do convívio escolar e das atividade desportivas e de lazer: palavras de esperança e de confiança, acreditando que, nestes dias de rotinas alteradas, novas oportunidades vão surgindo para que demostrem a sua criatividade e o seu espírito empreendedor e solidário em prol da comunidade, ajudando a superar este mau momento.
Não posso terminar sem antes agradecer às muitas pessoas que têm manifestado vontade e disponibilidade para ajudar, sobretudo nas causas sociais. Perante os atuais constrangimentos, não poderemos, nesta fase, encaminhar todos os gestos solidários para os desejáveis destinos, mas julgo que, no momento certo, será dada a devida utilização a todo este capital de colaboração e de empenho.
Por fim, apelo a todos para que cumpram escrupulosamente as orientações que nos são impostas, colaborando com os Serviços Municipais de Proteção Civil e respeitando as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.
Protejam-se! Protejam-nos!
20200321_Covid19_MunAnadia_Mensagem_PresidenteCâmara