- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Atividades / Notícias
- Anadia tem 11 eco-escolas com Bandeira Verde
Anadia tem 11 eco-escolas com Bandeira Verde
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ENTREGA BANDEIRA VERDE A 11 ESCOLAS DO CONCELHO
O Município de Anadia entregou a “Bandeira Verde Eco-Escolas 2019-2020” a 11 escolas do concelho. Este galardão, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), alcançou, este ano, um maior número de escolas – mais três – comparativamente com o ano letivo transato, o que reflete o grande empenho de todas as entidades envolvidas.
Devido à pandemia de Covid-19, a habitual cerimónia presencial de entrega das bandeiras às escolas, que deveria ter tido lugar em Lisboa, não se realizou, tendo sido substituída por uma sessão online. Neste sentido, após receber as bandeiras da ABAE, o Município de Anadia resolveu entregar a cada escola premiada o respetivo galardão, que incluiu a bandeira e um diploma.
O galardão Eco-Escolas, entregue pelo vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Anadia, Lino Pintado, que se fez acompanhar por José Carlos Cardoso, chefe da Divisão dos Serviços de Ambiente do Município, e pela técnica do Ambiente envolvida no projeto, Catarina Homem, tem como objetivo reconhecer o trabalho que os alunos desenvolveram, ao longo do ano escolar transato, no sentido de tornar a comunidade escolar mais sustentável. Na ocasião, o vereador felicitou alunos e docentes pela conquista deste importante galardão e por todo o trabalho que têm vindo a realizar em prol de um meio ambiente mais sustentável. De salientar ainda que esta iniciativa contou com o apoio logístico e financeiro do Município de Anadia.
O Centro Escolar de Arcos, o Centro Escolar de Tamengos, a Escola Básica de Sangalhos – Centro Escolar de Sangalhos, Escola Básica n.º 1 da Moita, o Centro Escolar das Avelãs, o Centro Escolar de Paredes do Bairro, o Colégio Nossa Senhora da Assunção, a Escola Básica e Secundária de Anadia, a Escola Básica de Vilarinho do Bairro, a Escola Básica n.º 1 de Aguim e a Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de Monsarros foram os estabelecimentos de ensino distinguidos.
Além da “Bandeira Verde”, foram ainda atribuídos prémios Eco-Escolas a três estabelecimentos de ensino. A Escola Básica n.º 1 da Moita ganhou dois primeiros prémios nos projetos “Galardão Depositrão – Desafio ‘Recriar – Constrói o teu depositrão’” (1.º Escalão) e Alimentação Saudável e Sustentável – Desafio “Painel dos alimentos” (1.º escalão). Obteve ainda três menções honrosas, nos projetos “Roupas usadas não estão acabadas – Desafio ‘Criar com estilo’” (Lisboa em tecido) – 1.º escalão; “Hortas Bio – Desafio ‘Espiral de Ervas Aromáticas’”; e “PRIO Biocombustíveis e Economia Circular – Desafio ‘História Coletiva’”. A Escola de Vilarinho do Bairro recebeu duas menções honrosas e um 1.º prémio nos projetos “Alimentação Saudável e Sustentável – Desafio ‘Cozinhar em Família’”, nas categorias Pequeno Almoço, Sobremesa e Sopa, respetivamente. A Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de Monsarros foi galardoada com uma menção honrosa no desafio “Aves da minha escola / Aves que me rodeiam”.
Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola. Esta coordenação multinível permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e às características do meio envolvente.