- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Atividades / Notícias
- Protocolo para reabilitação e valorização do Rio Levira
Protocolo para reabilitação e valorização do Rio Levira
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ASSINOU PROTOCOLO PARA REABILITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DO RIO LEVIRA
O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, presidiu, na passada 6.ª feira (24 de julho), a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os Municípios de Anadia e Oliveira do Bairro. Este acordo, que visa a reabilitação e valorização ecológica do rio Levira, representa um investimento que ronda os 300 mil euros, no âmbito do Fundo Ambiental. O ato decorreu no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. Antes da cerimónia de assinatura, o membro do Governo teve oportunidade de visitar alguns pontos do rio – um deles em Amoreira da Gândara, no concelho de Anadia – para se inteirar do estado em que se encontram o leito e as respetivas margens.
Segundo a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, este protocolo é importante porque permite ao Município ter “uma comparticipação para a reabilitação e requalificação das margens do rio Levira”. “Temos de aproveitar estas oportunidades, mesmo que, no final, o Município tenha que assumir alguns encargos, além dos trabalhos passíveis de comparticipação”, afirmou ainda a autarca, recordando que, “todos os anos, o Município de Anadia tem suportado a intervenção de limpeza nos rios da Serra e do Cértima, à semelhança do que irá acontecer este ano”.
A maior “fatia” da intervenção, em termos de comprimento, será efetuada no concelho de Anadia, uma vez que o troço do Rio Levira, que atravessa o concelho, tem uma extensão aproximada de 12 quilómetros e meio. O Município de Oliveira do Bairro vai ser o promotor da empreitada que lançará os procedimentos concursais para a elaboração do projeto e da obra, dentro dos princípios definidos pela APA. Pretende-se que as obras comecem antes do final do ano. No imediato, avança a elaboração do projeto de reabilitação e valorização ecológica.
REQUALIFICAÇÃO DO RIO CÉRTIMA
Neste encontro, Maria Teresa Cardoso transmitiu ao Ministro do Ambiente que os Municípios de Anadia e da Mealhada “ficaram de fora” do processo de requalificação e reabilitação do Rio Cértima na candidatura anterior, e que “seria pertinente” que houvesse “a possibilidade desta intervenção a montante daquilo que já foi feito”. “Das palavras do senhor ministro entendi que a prioridade foi a jusante, uma vez que, após os incêndios de 2016 e 2017 houve o arrastamento de cinzas e madeiras que afluíram àquela zona e, no seu entender, era importante começar a limpeza a jusante”, adiantou a edil. João Matos Fernandes referiu também que “este processo tem de ser feito gradualmente” e que, num período temporal de cinco anos, “espera ter feito as intervenções em todas estas linhas de água”. A presidente da Câmara Municipal considera “necessário encontrar a melhor oportunidade para que o Município de Anadia também tenha possibilidade de ter comparticipação para a realização destas intervenções no Rio Cértima, pagas pelo Fundo Ambiental e não apenas suportadas pelo orçamento municipal, como tem vindo a acontecer”.
O Rio Levira, que tem uma extensão total de cerca de 20 quilómetros, nasce na povoação de Levira, na freguesia de Vilarinho do Bairro, e desagua no Rio Cértima, junto a Perrães, no concelho de Oliveira do Bairro.