- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Atividades / Notícias
- ERSUC > Novas regras no manuseamento do lixo doméstico
ERSUC > Novas regras no manuseamento do lixo doméstico
área de conteúdos (não partilhada)ERSUC > Novas regras no manuseamento do lixo doméstico
Em virtude da situação que estamos a enfrentar, e de acordo com as orientações e recomendações para a gestão de resíduos em situação de pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), emitidas pela Agência Portuguesa do Ambiente a 17 de março de 2020, a ERSUC solicita à população o cumprimento de novas regras no manuseamento do lixo doméstico, nomeadamente:
1. Se tiver, na sua família, pessoas infetadas (ou com essa suspeita), lembre-se que os seus resíduos também podem estar infetados. Assim:
a) ponha os resíduos em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até dois terços da sua capacidade – não encher totalmente os sacos;
b) acondicione os sacos, devidamente fechados, dentro de um segundo saco, também devidamente fechado, e depositá-lo no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados);
c) coloque os sacos SEMPRE dentro do contentor – não deixe o saco no chão (se estiver cheio, coloque no contentor mais próximo ou utilize quando estiver disponível).
2. Para além disso, as máscaras, luvas e lenços devem ser sempre colocados no contentor do lixo comum.
A melhor forma de agradecer a quem zela pela remoção do lixo é partilhar e cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações à recolha que o Município de Anadia e a ERSUC poderão ter de fazer.
A ERSUC, que cobre oito por cento do território português, serve uma população de aproximadamente um milhão de habitantes em 36 concelhos. Anadia é um deles.