- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Atividades / Notícias
- MUNICÍPIO DE ANADIA ALERTA CRIANÇAS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS
MUNICÍPIO DE ANADIA ALERTA CRIANÇAS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA ALERTA CRIANÇAS PARA QUESTÕES AMBIENTAIS
A Câmara Municipal de Anadia está a promover, junto dos jardins de infância e das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública do concelho, mais uma edição do Programa Municipal de Educação Ambiental “Médicos do Planeta”, com o intuito de alertar as crianças para as grandes questões e desafios em matéria de ambiente.
Neste ano letivo, as turmas do Pré-Escolar ao 3.º ano analisam a temática relativa aos “Resíduos e à Reciclagem”, estando reservado aos alunos do 4.º ano abordar a “Poupança da água”. Com recurso a diversas ferramentas e materiais pedagógicos, os alunos são incentivados a debater os assuntos propostos, participando, no final, numa atividade lúdica de consolidação de conhecimentos.
Está ainda prevista uma ação de sensibilização a realizar pela médica veterinária municipal, dedicada aos alunos dos 1.º e 2.º anos, subordinada ao tema “Animais de companhia e saúde ambiental”.
As ações, dinamizadas pela Divisão de Ambiente do Município de Anadia, decorrem até ao mês de abril, abrangendo um total de 15 turmas da educação pré-escolar e 43 turmas do 1.º CEB.
O programa pretende fomentar nas crianças o interesse pelas questões ambientais, tendo em consideração o seu papel promotor de comportamentos de defesa do meio ambiente junto da comunidade. O contexto escolar foi o escolhido para a realização desta ação por se tratar, inequivocamente, de um espaço privilegiado para inspirar nas crianças atitudes e hábitos de respeito pelo ambiente, preparando-as para se assumirem como agentes de mudança.
O vereador da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro do ambiente, Lino Pintado, salienta que a educação ambiental “tem sido uma aposta forte” do município, em resposta “a um desafio permanente para a mudança de mentalidades e construção de um novo paradigma de estilo de vida, em harmonia com uma necessária sustentabilidade ambiental”.
O autarca sublinha que a educação ambiental das crianças “é especialmente importante para nós, merecendo ainda mais trabalho e atenção”. Adianta, ainda, que o projeto “Médicos do Planeta” está inserido num programa mais vasto de educação ambiental, “Anadia + Consciente”, onde se inclui a promoção e o apoio ao programa “Eco-Escolas” e Feira do Ambiente “Anadia + Verde”, entre outras.
Lino Pintado sublinha que este projeto “poderá não produzir forte efeito no imediato, mas acreditamos muito se devem construir pilares estruturantes para que o nosso caminho não seja travado ao primeiro obstáculo”, acrescentando que, neste caso, “a consciência ambiental é o alicerce a construir - tudo começa por aqui”.