- Início
- Serviços
- Ambiente e Sustentabilidade
- Atividades / Notícias
- MUNICÍPIO DE ANADIA FIRMA PROTOCOLO PARA REDUZIR PEGADA ECOLÓGICA
MUNICÍPIO DE ANADIA FIRMA PROTOCOLO PARA REDUZIR PEGADA ECOLÓGICA
área de conteúdos (não partilhada)MUNICÍPIO DE ANADIA FIRMA PROTOCOLO PARA REDUZIR PEGADA ECOLÓGICA
O Município de Anadia acaba de dar mais um importante passo para a sustentabilidade ambiental com a assinatura, no passado dia 25 de novembro, em Aveiro, de um protocolo para a implementação do programa “Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses”.
O documento, firmado com a Associação Zero, prevê o desenvolvimento da ação no âmbito da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, em parceria com a Universidade de Aveiro, tendo como objetivo avaliar e monitorizar os municípios que estão a trabalhar para mitigar os riscos das alterações climáticas. Trata-se de mais um investimento municipal em matéria ambiental, a juntar a outros que estão a ser dinamizados com o intuito de reduzir as emissões de CO2 (dióxido de carbono), e de contribuir, assim, para o desenvolvimento sustentável do concelho. Com a duração de dois anos, a ação irá avaliar, em duas fases distintas, a “Pegada Ecológica” (PE) no concelho de Anadia.
No primeiro ano, será feita a avaliação da PE e da biocapacidade do concelho. Neste sentido, será recolhida informação, por tipo de uso do solo, no sentido de saber a pressão exercida sobre os ecossistemas por parte dos residentes no território. Serão, igualmente, reunidos dados relativos às atividades diárias de consumo que mais contribuem para a PE do concelho, tornando possível identificar “hotspots” para a sua mitigação e redução. Quanto aos resultados da biocapacidade do concelho, estes fornecerão informação acerca da contribuição local em termos de capital natural, e poderão ser usados nas políticas de planeamento local.
No segundo ano, será desenvolvida a calculadora da PE on-line, que irá permitir aos munícipes calcular a sua própria “Pegada Ecológica” e perceber a dimensão do seu impacto no território, e, dessa forma, tomarem consciência acerca dos múltiplos impactos humanos no ambiente.
Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, “este é mais um passo que o município dá no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental”, sublinhando que “o projeto irá permitir o diagnóstico e delinear uma estratégia de medidas para mitigar os efeitos nefastos sobre o ambiente”.
A PE irá constituir uma importante ferramenta de avaliação e monitorização para o Município de Anadia, que está a trabalhar para mitigar os riscos e para se adaptar às alterações climáticas, sendo disso exemplo o trabalho que está a ser desenvolvido para a elaboração do Plano Municipal para a Energia Sustentável e Clima, decorrente da recente adesão de Anadia ao Pacto de Autarcas para o Clima e Energia.