- Início
- Visitar
- Locais a visitar
- Estâncias Termais
- Termas da Curia
Termas da Curia
área de conteúdos (não partilhada)Em 1900 foi fundada a Sociedade das Águas da Curia, por iniciativa de Albano Coutinho.
As águas desta Estância Termal são aconselhadas no tratamento de doenças metabólico-endócrinas, cálculos renais, infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e musculo-esquelécticas.
Parque da Curia, para além do balneário termal, possui ainda um hotel e um lago artificial. A Buvette Albano Coutinho é um local a visitar.
"Aquae Curiva" era o nome conhecido ao tempo da ocupação da península pelos romanos, que conheciam as nascentes e as exploravam. Do topónimo "curiva" asveio o nome da atual povoação, a Curia, uma das mais antigas e adamadas estâncias hidrológicas portuguesas.
Durante séculos, as termas viveram no esquecimento, até que em 1900 foi fundada a Sociedade das Águas da Curia, por iniciativa de Albano Coutinho.
As termas da Curia, hoje em dia, oferecem ao Aquista a tradição termal unida ao conforto e à tecnologia moderna, usada no novo edifício termal, que ficou concluído em 1993.
Assim, as Termas da Curia satisfazem as exigências do aquista durante todo o ano, tanto para uma cura termal como para férias relaxantes.
A Curia é hoje uma moderna estância de saúde que oferece ao aquista um avançado complexo termal com tratamentos especializados para combater doenças metabólico-endócrinas, cálculos renais e infecções urinárias, hipertensão arterial, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas, programas de recuperação de forma física, reabilitação, fisioterapia correctiva e dietas de emagrecimento.
Nestes tratamentos são aplicadas as técnicas de ingestão oral de água, banhos de imersão com duche subaquático e bolha de ar, duches escoceses de jacto ou crivo, circular ou de leque, a hidromassagem automática, a sauna, a piscina de reabilitação, o ginásio com mecanoterapia, as massagens e a electroterapia, tracções, ultra-sons, ondas curtas, micro-ondas, ultravioletas, infravermelhos, correntes diadinâmicas, etc.
Às propriedades curativas das águas soma-se o ambiente de calma, sossego e repouso da Curia. O seu belo parque é um lugar que oferece ao visitante a oportunidade de passear calmamente por entre as avenidas de árvores centenárias e vegetação luxuriante que rodeiam o seu lago, fazer um pouco de exercício ou simplesmente descansar. O passeio de barco ou gaivota no lago é também um divertimento muito procurado.
São de apreciar, igualmente a arquitectura e a qualidade dos hotéis, a poucos metros das termas. Oferecem alojamento e restauração de qualidade, além de piscinas, campos de ténis, mini-golfe e golfe, etc.
Coordenadas GPS:
40°25'34.98"N
8°27'56.19"W