Calendário de eventos

INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL AOS EMIGRANTES DO CONCELHO
Terça-feira 22 agosto 2017, 18:00

ANADIA DEDICA MEMORIAL AOS EMIGRANTES DO CONCELHO

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai presidir à cerimónia de inauguração do Memorial ao Emigrante, que decorrerá em Anadia, Praça Visconde de Seabra, na próxima terça-feira, 22 de agosto, pelas 18h00. Trata-se de uma homenagem que a Câmara Municipal de Anadia presta aos emigrantes do concelho que se encontram espalhados pelos quatro cantos do mundo. O monumento escultórico, constituído por símbolos associados ao tema da diáspora portuguesa, é da autoria do “anadiense” Fernando Jorge.

De recordar que Anadia é um concelho de grande emigração, com destaque para saídas ocorridas nos finais do século XIX e nas décadas de 60 e 70 do século passado. Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Estados Unidos, Venezuela, Brasil, e Canadá são alguns dos principais países de acolhimento dos vários milhares de anadienses.

É, pois, a estes emigrantes que deixaram as suas famílias, e que foram à procura de melhores condições e de um futuro melhor, que a Câmara de Anadia decidiu prestar uma singela homenagem descerrando este memorial. Para a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, o Memorial “é um reconhecimento pela coragem de continuarem a lutar para angariar meios para uma vida melhor”.

O Memorial foi idealizado por Fernando Jorge que, há muitos anos “adotou” Anadia como a sua terra e que “sente o concelho como seu”. O monumento “foi feito a pensar nas muitas gerações de emigrantes, inspirado em músicas e letras que, tantas vezes, nos encantam e que ajudam a matar as saudades”, frisou a edil, acrescentando que “traduz de forma simbólica aquilo que é a vida daqueles que partem das suas terras e que, embora ausente, levam sempre com muita saudade a sua família”.

A presidente da Câmara Municipal convida a população, em geral, e os emigrantes e ex-emigrantes, em particular, a tomar parte na cerimónia, que terá início pelas 18h00, com a sessão de boas-vindas no Salão Nobre da Câmara Municipal de Anadia, a que se seguirá, pelas 18h20, a inauguração do monumento de Homenagem ao Emigrante, na Praça Visconde de Seabra.

monumento

Por Município de Anadia