Atividades / notícias

CÂMARA DE ANADIA ATRIBUI 50 BOLSAS DE ESTUDO PARA O ENSINO SUPERIOR

bolsas estudo

O executivo da Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua última reunião, realizada no passado dia 30 de agosto, a atribuição de 50 bolsas de estudo, no valor de mil euros cada, para apoiar os alunos do concelho que frequentem o ensino superior.
Esta medida, que integra o sistema de apoios sociais da Câmara Municipal de Anadia, prevê a comparticipação da frequência de cursos que confiram os graus académicos de licenciatura ou mestrado, ministrados em universidades, institutos politécnicos, institutos superiores e escolas superiores, públicos ou privados, nos termos do “Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo”, aprovado em 2014.
De recordar que no ano letivo 2016/2017, o executivo concedeu 30 bolsas de estudo. Com a atribuição de mais 20 bolsas, a Câmara Municipal de Anadia propõe-se aprofundar o papel que tem vindo a desempenhar enquanto promotora da coesão social e da igualdade de oportunidades, e, no caso concreto da juventude de Anadia, incentivar e proporcionar o acesso e a frequência do ensino superior a jovens cidadãos, residentes no concelho, cujas possibilidades financeiras sejam insuficientes.
Para efeitos da sua atribuição, considera-se elegível o estudante que esteja matriculado ou seja candidato à matrícula no ensino superior, em Portugal, e que, cumulativamente, resida no concelho de Anadia há mais de dois anos, tenha até 30 anos de idade (inclusive), faça prova de insuficiência económica do seu agregado familiar (nos termos do regulamento), não possua qualquer grau académico do ensino superior, esteja matriculado e inscrito, no mínimo, em 60% do número total de ECTS que formam o ano do curso que vai frequentar, e tenha apresentado previamente o requerimento de bolsa de estudo junto dos serviços de ação social da instituição onde se encontra matriculado.
O prazo de entrega das candidaturas decorre de 15 de setembro a 30 de outubro de 2017.

pdf  Regulamento de atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior

pdf  Ficha de Candidatura

pdf  Requerimento

Orçamento Participativo Anadia Jovem

Logo orçamento participativo jovem

Participa em:    anadiaparticipa.pt

O que é o Orçamento Participativo Jovem de Anadia?

É um mecanismo de democracia participativa que permite aos jovens decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. Hoje em dia existem em todo o mundo mais de 1.500 experiencias deste género. No Orçamento Participativo Jovem de Anadia (OPJ), o Executivo destacou uma parte do orçamento municipal e convida todos os jovens, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, a identificar, debater e priorizar os projetos para o Concelho.

Fases do OPJ2017 Anadia

O OPJ2017 de Anadia decorrerá de acordo com o seguinte calendário:

Fase 1 – Apresentação de propostas (15 de maio a 15 de junho de 2017);
Fase 2 – Análise técnica das propostas e divulgação dos projetos (16 de junho a 7 de julho de 2017); Período de análise técnica das propostas e consequente admissão ou exclusão para a fase sucessiva de votação pública. As propostas que sejam inviáveis tecnicamente, serão excluídas e objeto de esclarecimento aos proponentes.
Fase 3 – Audiência de Interessados e divulgação de projetos para votação (8 a 30 de julho de 2017);
Fase 4 – Votação (agosto de 2017); Período em que se realiza a votação dos projetos finalistas através do portal www.Anadiaparticipa.pt
Fase 5 – Apresentação de resultados - seleção do(s) projeto(s) vencedor(es) (setembro de 2017). São apresentados publicamente os resultados e é executado o relatório final de avaliação do projeto. As propostas mais votadas são incorporadas no orçamento municipal.

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM DE ANADIA

Regulamento Regulamento do Orçamento Participativo Jovem de Anadia

Guia de Descontos do Cartão Anadia Jovem

Guia de Descontos

- Nova atualização do guia de descontos do Cartão Anadia Jovem (2017.06.27)

CENTRO QUALIFICA DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA

CENTRO QUALIFICA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ANADIA

O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Anadia tem por missão contribuir para melhorar os níveis de qualificação dos adultos. Assente numa estratégia que integra respostas educativas e formativas e instrumentos diversos, o Centro Qualifica promove a efetiva qualificação de adultos envolvendo uma rede alargada de parceiros.

A prática de itinerância permite um acesso facilitado aos meios rurais e ao tecido empresarial ajustando o funcionamento do Centro às necessidades do público-alvo. Disponibiliza, também, um horário assente na flexibilidade (laboral/pós laboral).

Direcionado, maioritariamente, para um público com uma faixa etária igual/superior a 18 anos, pretendemos afirmar-nos como uma referência numa rede que se quer capaz de adequar a oferta formativa às necessidades do mercado de trabalho, atendendo à especifidade da nossa região.

A equipa é constituída por profissionais com larga experiência em educação e formação de adultos. Este facto permite-nos garantir que o serviço que iremos prestar à comunidade será altamente qualificado e atempado. Estamos preparados para o atendimento, orientação e encaminhamento para percursos de reconhecimento e de aprendizagem, com base nas reais necessidades da população e dos vários setores económicos, permitindo a certificação escolar, mas também a certificação profissional, de nível básico ou de nível secundário.

Numa região em que o analfabetismo continua preocupante e onde cerca de 55% da população jovem/adulta apresenta níveis de escolaridade inferiores ao 12ºano, a aposta na qualificação surge como uma estratégia determinante para aumentar os níveis de qualificação e melhorar a empregabilidade dos ativos assim como promover maiores oportunidades de (re)inserção no mercado de trabalho do público desempregado ou à procura de 1º emprego.

Centro Qualifica - Agrupamento de Escolas de Anadia
Rua Almas das Domingas, 4