ESPUMANTE BAIRRADA “JOSÉ LUCIANO DE CASTRO”

espumante jose luciano de castro web

O Espumante Bairrada celebra, em 2015, o seu 125º aniversário, que a Câmara Municipal de Anadia irá assinalar. Esta data simbólica tem estreita relação com uma outra a que a autarquia tem dado especial destaque, em particular no ano 2014: o centenário da morte de José Luciano de Castro (n. 1834 – m. 1914).
A propósito desta efeméride, a Câmara Municipal de Anadia vem promovendo, desde 2013, uma série de atividades evocativas da vida e da obra desta influente personalidade da história de Portugal, que deixou profundas marcas na história de Anadia e da região, nomeadamente no que respeita às origens do próprio Espumante Bairrada. Estadista, deputado, chefe do Partido Progressista, por várias vezes ministro e em três ocasiões presidente do conselho de ministros, jurisconsulto e jornalista, José Luciano de Castro é recordado pelos anadienses como grande benemérito. Ligado à criação da Escola de Viticultura e Pomologia da Bairrada (atual Estação Vitivinícola da Bairrada), acabou por ser um dos pioneiros no fabrico de vinhos espumantes em Portugal, na qualidade de membro da “Associação Vinícola da Bairrada”, fundada no seu palacete de Anadia.
A sucessão destas duas efemérides justificou, no entender da autarquia, a criação de um Espumante Bairrada em homenagem ao estadista, contando, na concretização deste projeto, com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Bairrada. O lançamento deste espumante ocorreu por ocasião da inauguração do novo ciclo de exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada, que decorreu no dia 20 de dezembro de 2014.

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

espumante 10 anos museu vinho bairrada

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

É um Espumante Bairrada 2009, evocativo dos 10 Anos do Museu do Vinho Bairrada. Esta edição limitada, exibe, no rótulo e na embalagem, "As Filhas de Dionísio", uma obra de Nadir Afonso, recentemente exposta no Museu.

Este espumante assume-se também como um tributo ao sector vitivinícola da Bairrada, desde sempre considerada a principal região Portuguesa produtora de espumantes. Aqui se produz mais de 50% de todo o espumante nacional, sendo de salientar que foi em Anadia, mais propriamente na Estação Vitivinícola da Bairrada, que, pela batuta do Eng.º Tavares da Silva, surgiram, nos finais do século XIX, os primeiros estudos para a espumantização de vinhos com fins comerciais.

Este espumante surge na sequência de uma parceria firmada entre o Município de Anadia e a Comissão Vitivinícola da Bairrada.

Região: Bairrada

Classificação: Vinho Espumante de Qualidade – Super Reserva

Tipo: Branco

Ano: 2009

Castas: Chardonnay, Baga, Arinto e Bical

Vinificação: Bica aberta e fermentação em inox, com temperatura controlada

Espumantização: Método clássico, com segunda fermentação em garrafa

Análise Graduação: 12,5%

Açúcar total <3 gr/l

Nota de Prova: Brilhante, de cor citrina, com nuances esverdeadas. Bolha fina e persistente. Notas de geleia e biscoito, alguma fruta, mas delicada. Boa mousse, firme e elegante.

Maturação/Estágio: Estágio mínimo de 2 anos na garrafa antes do “degorgement”.

Conservação: Garrafas deitadas em ambiente de humidade 60-70% e temperaturas de 13 a 14º (+/-3).

Consumo: Servir à temperatura de 6 a 8º C.

Gastronomia: Excelente para beber em ocasiões especiais. Acompanha bem pratos de peixe assado e carnes frias.