Município de Anadia

Menu Serviços

Internet Marketing Bruidsfotograaf

Notícias

Tamanho Letra:

 

Exposições

 

 

 

exposições museu web1

 

 

 

 

Mensagem da Presidente da Câmara de Anadia

 

 

Neste novo ciclo de exposições temporárias, o Município de Anadia faz como que um regresso às origens da sua relação próxima com os artistas plásticos de Anadia e da Bairrada. Ao acolher, no Museu do Vinho Bairrada, as obras de Dina Lopes, Pedro d’Oliveira, DoAmaral, e da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada (AAPB), a autarquia recorda 1993, o ano em que tudo começou…
Muitos terão ainda na memória a homenagem que, nesse ano, Anadia prestou ao pintor Fausto Sampaio, por ocasião do centenário do seu nascimento. A Câmara Municipal, com a colaboração de diversas pessoas e entidades, esteve na organização deste evento, cujo ponto alto foi a exposição retrospectiva da obra do artista anadiense, patente no Salão dos Bombeiros Voluntários de Anadia. Esta mostra acabou por suscitar o ensejo para a realização de novas acções de carácter cultural e, assim, nesse mesmo ano, a autarquia convidava os artistas da região para participarem numa exposição colectiva que designou “A Bairrada vista pelos seus pintores…”. Foram 22 os artistas que corresponderam a este repto e que, entre os dias 14 e 21 de Setembro de 1993, mostraram a sua pintura no antigo Salão Nobre dos Paços do Município de Anadia.
A importância desta exposição deve-se não só à circunstância de ter sido a primeira de muitas, mas também, e principalmente, ao facto de ter proporcionado o convívio entre os artistas e, nesse contexto, o surgimento da ideia de criar a AAPB, que viria a nascer, efectivamente, no ano seguinte. Recorde-se, também, que aquela mostra permitiu a muitos artistas, como Do Amaral e Pedro d’Oliveira, expor pela primeira vez.
Apesar de não dispor, então, das condições que hoje tem, a Câmara Municipal de Anadia foi promovendo diversas iniciativas neste âmbito, e, em 2000, aquando da inauguração do Centro Cultural de Anadia, foi da AAPB a primeira exposição realizada na galeria ali existente. A partir daí, e durante vários anos, a associação teve a responsabilidade de, anualmente, nos meses de verão, promover uma mostra naquele espaço. Na mesma galeria também expuseram, individualmente, DoAmaral e Pedro d’Oliveira, entre outros artistas bairradinos.
Agora, é a vez de se mostrarem no Museu do Vinho Bairrada, e, tal como há 25 anos atrás, os trabalhos expostos cruzam a temática vitivinícola e a identidade territorial da Bairrada.
E é com agrado que constatamos que, um quarto de século após aquele encontro de artistas proporcionado pela autarquia, a produção artística em Anadia e na Bairrada continua sustentada pelo mesmo espírito de iniciativa, dinâmico, vigoroso e desafiador, que levou, então, à criação de uma associação capaz de fazer emergir o talento e a criatividade dos artistas da nossa região. Com sede em Anadia, na Casa Rodrigues Lapa, a acção da AAPB mantém o mesmo entusiasmo e a grande paixão pela arte que marcaram o ambiente em que decorreu a exposição que está na sua génese.
É, pois, uma honra receber os artistas bairradinos e as suas obras nesta casa onde, para nosso deleite, o Vinho e a Bairrada têm sempre as portas abertas para acolher a Arte.

 

Anadia, 20 de Junho de 2018
A Presidente da Câmara Municipal de Anadia
Maria Teresa Cardoso

 

 

 

20180707 MVB Expos CONVITE

 

 

 

 

 

20180707 MVB Expos CARTAZ

 

 

QUINTAS NO MUSEU  -  histórias de vida

 

 

Quintas no Museu layout 3artistas V2

 

 

   

 

ESPUMANTE BAIRRADA “JOSÉ LUCIANO DE CASTRO”

 

 

espumante jose luciano de castro web

 

O Espumante Bairrada celebra, em 2015, o seu 125º aniversário, que a Câmara Municipal de Anadia irá assinalar. Esta data simbólica tem estreita relação com uma outra a que a autarquia tem dado especial destaque, em particular no ano 2014: o centenário da morte de José Luciano de Castro (n. 1834 – m. 1914).
A propósito desta efeméride, a Câmara Municipal de Anadia vem promovendo, desde 2013, uma série de atividades evocativas da vida e da obra desta influente personalidade da história de Portugal, que deixou profundas marcas na história de Anadia e da região, nomeadamente no que respeita às origens do próprio Espumante Bairrada. Estadista, deputado, chefe do Partido Progressista, por várias vezes ministro e em três ocasiões presidente do conselho de ministros, jurisconsulto e jornalista, José Luciano de Castro é recordado pelos anadienses como grande benemérito. Ligado à criação da Escola de Viticultura e Pomologia da Bairrada (atual Estação Vitivinícola da Bairrada), acabou por ser um dos pioneiros no fabrico de vinhos espumantes em Portugal, na qualidade de membro da “Associação Vinícola da Bairrada”, fundada no seu palacete de Anadia.
A sucessão destas duas efemérides justificou, no entender da autarquia, a criação de um Espumante Bairrada em homenagem ao estadista, contando, na concretização deste projeto, com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Bairrada. O lançamento deste espumante ocorreu por ocasião da inauguração do novo ciclo de exposições temporárias do Museu do Vinho Bairrada, que decorreu no dia 20 de dezembro de 2014.

 

 

 

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

 

espumante 10 anos museu vinho bairrada

ESPUMANTE 10 ANOS MUSEU DO VINHO BAIRRADA

É um Espumante Bairrada 2009, evocativo dos 10 Anos do Museu do Vinho Bairrada. Esta edição limitada, exibe, no rótulo e na embalagem, "As Filhas de Dionísio", uma obra de Nadir Afonso, recentemente exposta no Museu.

Este espumante assume-se também como um tributo ao sector vitivinícola da Bairrada, desde sempre considerada a principal região Portuguesa produtora de espumantes. Aqui se produz mais de 50% de todo o espumante nacional, sendo de salientar que foi em Anadia, mais propriamente na Estação Vitivinícola da Bairrada, que, pela batuta do Eng.º Tavares da Silva, surgiram, nos finais do século XIX, os primeiros estudos para a espumantização de vinhos com fins comerciais.

Este espumante surge na sequência de uma parceria firmada entre o Município de Anadia e a Comissão Vitivinícola da Bairrada.

 

Região: Bairrada

Classificação: Vinho Espumante de Qualidade – Super Reserva

Tipo: Branco

Ano: 2009

Castas: Chardonnay, Baga, Arinto e Bical

Vinificação: Bica aberta e fermentação em inox, com temperatura controlada

Espumantização: Método clássico, com segunda fermentação em garrafa

Análise Graduação: 12,5%

Açúcar total <3 gr/l

Nota de Prova: Brilhante, de cor citrina, com nuances esverdeadas. Bolha fina e persistente. Notas de geleia e biscoito, alguma fruta, mas delicada. Boa mousse, firme e elegante.

Maturação/Estágio: Estágio mínimo de 2 anos na garrafa antes do “degorgement”.

Conservação: Garrafas deitadas em ambiente de humidade 60-70% e temperaturas de 13 a 14º (+/-3).

Consumo: Servir à temperatura de 6 a 8º C.

Gastronomia: Excelente para beber em ocasiões especiais. Acompanha bem pratos de peixe assado e carnes frias.

Copyright © 2014 MUNICÍPIO DE ANADIA | Desenvolvimento WRC | Design Sigyn